Secretário da Agricultura e do Abastecimento participa de homenagem a veterinárias e zootecnistas

Publicado em 22/03/2024 13:47

As mulheres veterinárias e zootecnistas foram homenageadas nesta sexta-feira (22) pelo Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Paraná (Sindivet), em comemoração ao mês da mulher. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que representou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“É um momento ímpar, adequado para o reconhecimento do trabalho das mulheres por parte do governo do Estado”, afirmou Ortigara. “A gente sempre oportunizou, por conquista e não por escolha, as mulheres ocupando espaço, porque têm competência, qualidade, virtude, jeito no trato das coisas, o que é bom para comandar pessoas”.

O secretário destacou que a presença feminina foi muito importante em uma das maiores conquistas sanitárias do Estado, a declaração de Estado livre de febre aftosa sem vacinação. “Estamos conseguindo crescer mais que o Brasil. Tem mais Paraná no Brasil”, reforçou. “É muito bom parar um pouco para homenagear, distinguir, reconhecer aqueles que fizeram, fazem e farão a diferença para a melhoria da sociedade”.

Segundo o presidente do Sindivet, Cesar Amin Pasqualin, “a conquista da mulher está se dando de maneira louvável, diariamente, segundo a segundo”.

Uma das mulheres a ocupar cargo na Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a veterinária Leunira Viganó Tesser, chefe do Núcleo Regional de Pato Branco, é vice-presidente do Conselho Regional de Médicos Veterinários do Paraná.

“Nós precisamos resgatar as organizações, precisamos resgatar os núcleos, as associações porque as pessoas mais velhas têm muito a repassar para as mais jovens”, salientou durante o evento. “Ao mesmo tempo precisamos estar alinhados com outros profissionais para fazer o melhor porque é isso que a sociedade espera de nós”.

O Brasil possui quase 202 mil profissionais atuantes na área de medicina veterinária e zootecnia. Desses, aproximadamente 58% são mulheres. No Paraná, entre os cerca de 17 mil profissionais da área, 59% são mulheres.

A solenidade teve também a presença do presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, da presidente do Conselho Nacional de Medicina Veterinária, Ana Elisa Almeida, do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Adolfo Sasaki, da deputada estadual Márcia Huçulak e do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Deral

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário