Explosões na C. Vale: Polícia conclui inquérito com três pessoas indiciadas

Publicado em 26/03/2024 10:04

Logotipo Notícias Agrícolas

A Polícia Civil do Paraná concluiu o inquérito sobre as explosões que aconteceram em julho de 2023 na unidade de Palotina, no Paraná, da cooperativa C. Vale. A conclusão indiciou três pessoas por homicídio culposo e lesão corporal culposa. Em uma entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (25), o delegado Rodrigo Baptista Santos deu detalhes do caso e afirmou que as investigações mostraram que era de conhecimento geral que o excesso de poeira nos túneis de grãos poderia causar a explosão.

Um laudo trazido pelo Ministério do Trabalho e Emprego apontou que foi justamente a causa das explosões.  

"O gerente geral era responsável pelas vítimas, e deixou de exigir e cumprir normas previstas na legislação trabalhista. O outro gerente e o analista sabiam das necessidades de atualização e manutenção, além dos possíveis riscos de explosões", explicou Santos durante a entrevista. 

Assim, foram indiciados o gerente geral da unidade, Carlos Matiuzzi, o gerente de Medicina e Segurança do Trabalho, Maurício Luiz dos Santos, e o analista operacional, Elias Maikon Sobrinho Coutinho. 

O acidente deixou dez mortos e outras dez pessoas gravemente feridas em 26 de julho de 2023. 

A C. Vale emitiu uma nota em que afirma que "avaliará o conteúdo do laudo, assim que o receber formalmente, reafirmando, desde já, seu compromisso de colaboração com as investigações dos fatos ligados ao acidente, tendo, ainda, total compromisso com a reparação dos danos emergentes que assim forem reconhecidos". Mais do que isso, afirma ainda que "continuará acompanhando todos os desdobramentos judiciais, em trâmite nas esferas cíveis, trabalhistas e criminais, visando responder às suas responsabilidades". 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário