Sustentabilidade: Aprosoja/MS e Ampasul certificam unidades produtoras de soja
O projeto piloto de certificação da soja sul-mato-grossense iniciou nesta semana, na região norte do estado. O acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Aprosoja/MS e a Ampasul prevê a instituição do Programa de Certificação Round Table on Responsible Soy Association (RTRS). Nesta primeira etapa, o objetivo é certificar seis unidades produtoras que já possuem as certificações Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e Better Cotton Initiative (BCI).
O processo de adesão voluntária consiste no atendimento de indicadores técnicos, ambientais, sociais, econômicos e de gestão, e conta com auditoria externa realizada nas instalações das fazendas, ao longo de dois dias.
"Como um dos principais produtores de soja do país, a busca pela sustentabilidade já é uma realidade em Mato Grosso do Sul. A introdução desta certificação permite a rastreabilidade do grão, agregando valor à cadeia produtiva. A longo prazo, isso pode impulsionar nossa competitividade no mercado externo, maximizando os resultados econômicos para os produtores rurais e impactando positivamente em todo o cenário estadual", ressalta o presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc.
O coordenador de campo da Aprosoja/MS, Dany Corrêa, destaca que o projeto está sendo desenvolvido em três grupos, totalizando as seis fazendas desta fase. “O que chama atenção neste momento, é o interesse dos proprietários em se adequar às exigências, evidenciando o potencial desse projeto, tanto para a soja quanto para o milho”, afirma Corrêa.
Apesar de atenderem culturas e protocolos distintos, as certificações possuem similaridades legais em nível nacional e internacional. “Essa similaridade entre as certificações ABR, BCI e RTRS é um fator positivo, uma vez que as unidades produtoras de algodão já estão em conformidade com a maioria dos requisitos exigidos para a certificação da soja e do milho, trazendo mais celeridade ao processo”, conclui o coordenador de sustentabilidade da Ampasul, Cícero Miguel.
Round Table on Responsible Soy Association (RTRS)
Fundada em 2006 em Zurique, na Suíça, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma organização sem fins lucrativos que promove o crescimento da produção, comércio e uso de soja responsável. A associação funciona por meio da cooperação com os atores participantes da cadeia de valor da soja ou relacionados a ela - desde a produção até o consumo.
Em todo o mundo, são 47,6 mil produtores certificados, cerca de 2,1 milhões de hectares e 6,8 milhões toneladas de soja certificada, até 2022. No Brasil, a RTRS abrange uma área de 1,5 milhão de hectares e uma produção de 5,6 milhões de toneladas.
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano