Missão técnica aponta desafios e oportunidades da cadeia produtiva do mel no Maranhão

Publicado em 02/04/2024 13:12

Desafios e oportunidades na cadeia produtiva do mel na região do Alto Turi, na pré-Amazônia maranhense, estiveram em discussão em encontro técnico realizado pela Embrapa Cocais em parceria com o Sebrae, UEMA, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Agerp e Banco do Nordeste, nos municípios de Governador Nunes Freire, Santa Luzia do Paruá e São Bento, nos dias 26 e 27 de março. Foi realizado um pré-diagnóstico da capacidade de produção atual, buscando meios para fortalecer a atividade que, na região, tem amplo potencial de aproveitamento. Houve participação das prefeituras municipais, representadas por suas secretarias de agricultura, e de associações de produtores.

Para a Embrapa Cocais, a iniciativa também dá continuidade a missões de prospecção que estão sendo realizadas para construção de sua visão de futuro a partir dos principais eixos estratégicos de atuação definidos  (bioeconomia, inovação social e sistemas integrados). O objetivo foi conhecer o estado da arte da apicultura e da meliponicultura, seus desafios e oportunidades para o desenvolvimento do estado em sintonia com atores da cadeia produtiva – como produtores, governo e comunidade científica. "Gestores e equipe técnica estão realizando prospecção técnica a regiões produtoras para reunir informações estratégicas que orientem tomada de decisão sobre os rumos da Unidade. Ano passado fizemos trabalho para identificar cadeias prioritárias para orientar a estratégia da Embrapa e a apicultura (produção de mel por abelhas com ferrão) e a meliponicultura (produção de mel por abelhas sem ferrão) aparecem como atividades realizadas no estado com alto potencial de produzir desenvolvimento e renda", detalhou o chefe-geral, Marcos Bomfim.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa Cocais

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário