MP de energia renováveis deve viabilizar 34 GW em nova geração, prevê governo

Publicado em 09/04/2024 17:46 e atualizado em 09/04/2024 18:22
Hoje os subsídios às renováveis são os que mais crescem na conta de luz

Logotipo Reuters

BRASÍLIA (Reuters) - A medida provisória a ser publicada pelo governo brasileiro para o setor elétrico vai viabilizar 34 gigawatts (GW) em novos projetos de geração de energia renovável, que deverão envolver 165 bilhões de reais em investimentos, afirmou nesta terça-feira o Ministério de Minas e Energia.

A medida, que deve ser publicada na edição do Diário Oficial da União de quarta-feira, deve atrair investimentos ao prolongar subsídios a empreendimentos de geração renovável.

Tais empreendimentos deixariam de contar com incentivos no transporte da energia por perderem o prazo para entrada em operação pela lei nº 14120.

Hoje os subsídios às renováveis são os que mais crescem na conta de luz.

A legislação anterior estabeleceu um cronograma para extinguir os descontos dados aos projetos renováveis nas tarifas de uso dos sistemas de transmissão e distribuição.

Embora o governo aponte a falta de infraestrutura de transmissão como o principal problema para a viabilização desses projetos, o que justificaria a extensão de prazos na MP, especialistas vêm ressaltando que o Brasil não tem demanda suficiente para absorver uma grande quantidade de nova oferta de energia nos próximos anos.

Em cerimônia de assinatura da MP, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou ainda que o texto vai quitar empréstimos financeiros contraídos no passado, a Conta Covid e Conta Escassez Hídrica, promovendo alívio de 3,5% a 5% na conta de energia dos consumidores.

Em seu discurso, ele não deu detalhes sobre como isso aconteceria.

Anteriormente, o governo sinalizou que poderia utilizar recebíveis da Eletrobras, previstos no processo de privatização, que poderiam ser antecipados.

(Por Lisandra Paraguassu)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário