Ibovespa fecha em alta e encosta em 130 mil pontos com alívio nos Treasuries

Publicado em 09/04/2024 17:38 e atualizado em 09/04/2024 18:24
Volume financeiro somou 20,18 bilhões de reais

Logotipo Reuters

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira, resistindo ao enfraquecimento das ações da Vale e da Petrobras e encostando nos 130 mil pontos, marcado pelo alívio nos rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano, que reverberou na curva de juros doméstica.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,8%, a 129.890,37 pontos. Na máxima do dia, chegou a 129.956,18 pontos. Na mínima, a 128.826,38 pontos.

O volume financeiro somou 20,18 bilhões de reais.

Investidores encerraram o pregão no aguardo de uma pauta relevante na quarta-feira, que tem como destaque o índice de preços ao consumidor (CPI) norte-americano de março, em um momento de incertezas crescentes sobre quando começará um muito aguardado ciclo de cortes de juros na maior economia do mundo.

"As bolsas no mundo todo estão aguardando o que vai sair sobre inflação amanhã nos Estados Unidos", afirmou o sócio e especialista da Blue3 Investimentos Kevin Costner.

Além do CPI, a próxima sessão também reserva a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve.

Em Wall Street, o S&P 500, uma das referências do mercado acionário norte-americano, fechou com uma variação positiva de 0,14%, enquanto o rendimento do título de 10 anos do Tesouro dos EUA recuou a 4,3576%, de 4,424% na véspera.

No Brasil, a agenda de quarta-feira destaca o IPCA de março, que também deve ajudar a calibrar as apostas sobre a taxa terminal da Selic no atual ciclo de afrouxamento monetário no país, principalmente após o Banco Central encurtar a prescrição sobre os próximos movimentos.

DESTAQUES

- ITAÚ UNIBANCO PN ganhou 1,05%, a 33,57 reais, enquanto BRADESCO PN subiu 0,62%, a 14,71 reais. O BTG Pactual publicou relatório com uma recomendação de compra para bancos brasileiros e venda de bancos mexicanos. Os analistas ponderaram que o México ainda parece um "buy and hold" mais claro e com menos ruído, mas o desempenho pior do Brasil parece exagerado.

- B3 ON avançou 2,14%, a 12,39 reais, em meio a decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), incluindo despacho desfavorável à empresa em um caso de 5,4 bilhões de reais que questiona a amortização de ágio gerada pela incorporação de ações da Bovespa em 2008, mas também decisão favorável cancelando 1,5 bilhão de reais de um auto de infração da Receita Federal relacionado a investimento na CME Group.

- LOCALIZA ON fechou em alta de 2,63%, a 55,32 reais, favorecida pelo alívio na curva de DI e respondendo por uma contribuição positiva relevante na performance do Ibovespa.

- JBS ON valorizou-se 3,99%, a 22,41 reais, enquanto a rival BRF ON subiu 2,80%, a 17,26 reais. Analistas do JPMorgan citaram em relatório reunião com a Almarai, líder em produtos avícolas da Arábia Saudita, afirmando que a conversa teve tom construtivo para os mercados de aves do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) "e, portanto, uma leitura positiva para a BRF e, em menor medida, para a JBS".

- PETROBRAS PN avançou 0,26%, a 38,73 reais, após subir a 39,14 reais na máxima do dia, ainda refletindo expectativas envolvendo a presidência da estatal e a distribuição de dividendos pela companhia. Na véspera, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a decisão sobre a distribuição de dividendos extraordinários aos acionistas cabe à empresa, mas destacou que o debate está bem encaminhado.

- VALE ON caiu 0,67%, a 62,55 reais, depois de ter chegado a 63,87 reais nos primeiros negócios, em mais um dia de alta dos preços futuros do minério de ferro na China. O contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian encerrou as negociações do dia com alta de 5,63%. O Bank of America, no entanto, cortou a recomendação das ações da Vale para "neutra" e reduziu o preço-alvo de 95 para 62 reais. Já o UBS BB cortou o preço-alvo dos ADRs da companhia de 15 para 13 dólares, enquanto manteve a recomendação "neutra".

- CVC BRASIL ON caiu 2,62%, a 2,60 reais, após afirmar que começou seu processo de transição de diretor financeiro, com a posse do executivo Felipe Pinto Gomes no cargo prevista para a partir de 1º de maio. Felipe Gomes substituirá José Carlos Wollenweber Filho, que além de CFO também ocupava os postos de diretor de relação com investidores (DRI) e de governança corporativa e compliance.

- TENDA ON, que não está no Ibovespa, ganhou 4,76%, a 13,86 reais, após divulgar prévia operacional do primeiro trimestre, com vendas líquidas consolidadas de 964,8 milhões de reais no primeiro trimestre. Na contramão, MRV&CO ON perdeu 1,33%. Analistas do JPMorgan cortaram a recomendação das ações da MRV&Co para "neutra" ante "overweight" e reduziram o preço-alvo dos papéis de 16 para 9 reais, enquanto elevaram a classificação de Tenda para "overweight" ante "neutra", mas cortaram o preço-alvo de 17 para 16 reais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário