CNA participa de expedição para avaliar condições da BR-163

Publicado em 16/04/2024 16:04
Ação faz parte do Estradeiro da Aprosoja Mato Grosso

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participa durante a semana do Estradeiro da BR-163, uma expedição organizada pela Aprosoja Mato Grosso e Movimento Pró-Logística.

Os participantes do Estradeiro vão percorrer 2.661 quilômetros para avaliar as condições da rodovia em regiões como Sinop (MT), Novo Progresso (PA), Itaituba (PA) e Santarém (PA).

Todas as condições do percurso serão reportadas às autoridades responsáveis para que tomem providencias e garantam o escoamento da safra de grãos.

Na segunda (15), primeiro dia do Estradeiro, a equipe composta por produtores rurais mato-grossenses, representantes da Aprosoja Brasil, do movimento e da concessionária Via Brasil percorreu 596 km de estrada.

Na avaliação da assessora técnica da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da CNA, Elisangela Pereira Lopes, o primeiro trecho percorrido apresenta boas condições de pavimentação, geometria da via e sinalização.

“Embora seja pista simples, há presença de terceiras faixas nos aclives, de maneira a melhorar o tempo de transporte entre os veículos de carga e leves. Alguns trechos apresentam patologias no pavimento. Mas, no geral, o tráfego é bom”, disse.

O percurso do estradeiro pela BR-163 é operado pela Via Brasil. Desde 2022, a empresa é a concessionária responsável pelos 1.009 quilômetros da rodovia, que liga Sinop (MT) ao porto de Miritituba (PA).

O prazo de concessão é de dez anos e estão previstos mais de R$ 4 bilhões em investimentos para operação, monitoramento, conservação, implantação de melhorias e manutenção dos serviços aos usuários.

Segundo Elisangela, a manutenção permanente é essencial, já que somente em 2023 foram movimentadas mais de 17 milhões de toneladas de produtos agropecuários no sentido sistema portuário do Arco Norte. “O fluxo de veículos de carga é intenso. Em média, 5 mil caminhões transitam pela BR-163, diariamente”, destacou.

A BR-163 foi inaugurada em 20 de outubro de 1976 e a conclusão das obras para o escoamento de grãos durou 46 anos. Para a assessora técnica, além de contribuir para desafogar os portos das regiões Sudeste e Sul, esse corredor responde pela redução de 25% dos custos com fretes, em média.

“Também responde pela redução das distâncias das cargas brasileiras dos principais parceiros comerciais estratégicos na Europa, por exemplo”, concluiu.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário