Balança comercial do agronegócio paulista registra superávit de US$ 1,7 bilhão em março
De acordo com o Relatório de Acompanhamento do Comércio Exterior da Faesp, o agronegócio paulista apresentou desempenho positivo de US$ 1,7 bilhão em março, enquanto os demais setores foram deficitários em US$ 2,3 bilhões. No acumulado de janeiro a março, o estado de São Paulo contou com superávit de US$ 5,47 bilhões do agronegócio enquanto os demais setores tiveram saldo negativo de US$ 7,16 bilhões.
O relatório mostra aumento expressivo nas exportações paulistas de açúcar refinado (+52,7% ou US$ 46,7 milhões) e de celulose (+16,2% ou US$ 18,5 milhões). Apesar do superávit, março de 2024 teve uma exportação 14,6% menor em comparação a março de 2023. A principal causa foi a redução de 38% no volume embarcado de soja, mas houve também queda nas cotações internacionais da oleaginosa. As importações também registraram queda no estado, de 12,49%, sendo o trigo o produto com maior redução no valor importado (-36,9% ou US$ 14,7 milhões).
No âmbito nacional, a balança comercial do agro foi positiva em US$ 12,5 bilhões, porém o resultado dos demais setores foi deficitário em US$ 5 bilhões.
Para acessar o relatório completo, clique no link abaixo. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.
0 comentário
O futuro do alongamento do crédito rural em jogo
Manejo de abelhas no inverno exige cuidados com nutrição, temperatura e pragas
Semana foi de tradings da soja pagando acima da paridade de exportação, garantindo boas oportunidades ao produtor do Brasil
SLC e Bom Futuro dizem que exerceram preferência na aquisição de mesmas terras da Radar em MT
COFCO International ultrapassa US$ 1 bilhão em financiamento alinhado ao SBTi com US$ 600 milhões em novas linhas de crédito
Brasil x Japão põe soja de MT em campo e mira futuro da carne bovina