Aumento no ICMS irá elevar custos da produção e preço final ao consumidor

Publicado em 26/04/2024 08:58

As alterações no regulamento do ICMS definidas pelo Governo do Estado por meio do Decreto nº 57.367/2023, que entra em vigor em 1º de julho de 2024, irão impactar diretamente a vida das famílias agricultoras gaúchas.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, Coxilha e Mato Castelhano compartilha importantes informações sobre as mudanças fiscais que afetarão o custo de produção agrícola, conforme análise divulgada num estudo realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS).

O decreto impactará diretamente o custo dos insumos agrícolas, especialmente herbicidas, fungicidas e inseticidas. O preço das sementes e mudas também será elevado a partir do decreto. O estudo da Fetag-RS aponta que essas alterações podem aumentar o custo de produção em até 10%, afetando a rentabilidade e a sustentabilidade das operações agrícolas familiares.

Conforme a análise da Fetag-RS, a pecuária leiteira também será impactada. Categoria que já tem sofrido nos últimos anos, os produtores de leite terão os custos de produção ampliados principalmente na alimentação do rebanho.

A Fetag-RS destaca que a alteração do valor de enquadramento no Proagro e a incidência de 17% de imposto sobre insumos essenciais podem comprometer ainda mais a já desafiadora situação financeira dos produtores, que enfrentam altos custos de produção e redução nas cotações de seus produtos.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo, Coxilha e Mato Castelhano reforça a posição da Fetag-RS, alertando para a necessidade de revisão deste decreto para evitar impactos negativos sobre a agricultura familiar, que já sofre com as adversidades climáticas e flutuações de mercado. A manutenção da competitividade e sustentabilidade do setor depende da revisão das condições fiscais impostas pelo novo decreto publicado pelo Governo do Estado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Assessor de Comunicação do Sindic

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário