Desafio Tecnológico do Cacau visa trazer inovação e tecnologia para a cadeia produtiva
No dia 8 de agosto, o SEBRAE/BA e a FAEB/SENAR em parceria com o CocoaAction Brasil e a Rede+ lançam o edital do Desafio Tecnológico do Cacau, que tem por objetivo encontrar startups e empresas inovadoras dispostas a desenvolver uma máquina acessível para a quebra do cacau, a fim de impulsionar a eficiência e a produtividade na cadeia cacaueira, principalmente entre produtores familiares e pequenas propriedades.
Implementado pelo SEBRAE/BA e Sistema FAEB/SENAR, o Desafio Tecnológico do Cacau tem a finalidade de promover e dar aporte técnico e financeiro às startups com soluções inovadoras para superar este obstáculo com até R$100.000 em aporte para o desenvolvimento da solução.
Os interessados têm até 08 de setembro para fazer inscrição. Na fase seguinte (até 4 de outubro), serão publicadas as propostas aprovadas e as startups ou empresas que receberão a mentoria de especialistas para a elaboração do plano de trabalho e modelo de negócio do projeto. Esta fase contempla visitas técnicas a fazendas de cacau para exploração, aprendizado e implementação.
A terceira e última fase acontece em novembro, os porta-vozes das empresas selecionadas farão seu “pitch”, ou seja, breve apresentação do projeto desenvolvido aos realizadores para posterior tomada de decisão e anúncio da empresa vencedora do desafio.
Para mais detalhes, acompanhe a Live de Lançamento do Desafio Tecnológico do Cacau, que acontecerá na quinta-feira, 8 de agosto, às 19h, pelo YouTube (acesse a live aqui). Durante o bate-papo, o desafio será apresentado e os interessados poderão tirar dúvidas sobre detalhes técnicos, processo de desenvolvimento da inovação, cronograma e os benefícios de participar.
Não perca a oportunidade de contribuir para este novo momento da cacauicultura nacional, de mais trabalho coletivo, união, diálogo, investimentos e projetos. O Brasil está nos holofotes da cadeia mundial de abastecimento do cacau, e tem trabalhado para alavancar o desenvolvimento sustentável e dobrar a produtividade no cacau, por meio da adoção de boas práticas, maior eficiência, inovação & tecnologia.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli