Senar debate tecnologias para produção de uvas no semiárido
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) abordou, em live na quinta (31), a experiência internacional da produção de uva e como as tecnologias aplicadas podem ser replicadas no semiárido brasileiro.
O assessor de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, Pollaco Gonçalves, conversou com o supervisor da ATeG do Senar Pernambuco, Elton Teles, que esteve na Espanha para participar do curso ‘Gestão Sustentável da Água e do Solo para uma Viticultura Resiliente’, no Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza.
Teles começou abordando a produção de uva no mundo e mostrou que a China se destaca em primeiro lugar como produtora de uva de mesa, seguida da Turquia, que também produz uva-passa. Na produção de vinho, França e Itália se revezam em primeiro lugar, seguidas pela Espanha.
"Nas Américas o Brasil aparece como um dos principais produtores de uva de mesa e Argentina e Chile, de uva para vinho."
O técnico explicou que devido ao aumento das alterações climáticas ao longo dos anos, algumas tecnologias se destacam em favor da viticultura.
"O uso de tecnologia na videira hoje é uma realidade e, se deixarmos de aplicar, faremos com que a produção não evolua ao longo dos anos. Por isso devemos repensar ainda a forma de condução da irrigação porque o aumento da temperatura tem exigido maior necessidade hídrica da planta."
O técnico mostrou ainda algumas tecnologias usadas na Europa para a gestão eficiente do solo e da água na viticultura como sensor de fluxo de seiva, imagem por infravermelho térmico, maquinários específicos, entre outros.
"A tecnologia aplicada à agricultura deve ser considerada um caminho sem volta, onde devemos nos capacitar para utilizar as ferramentas de gestão da água e do solo de forma plena", concluiu.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli