Aprosoja MT encerra missão na China com avanço em parcerias e no fortalecimento comercial
Após 10 dias de intensa agenda, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) finalizou sua missão à China com importantes avanços na construção de parcerias de pesquisa e fortalecimento de laços comerciais. A comitiva, que participou da China International Import Expo (CIIE) nesta quarta-feira (06.11), visitou várias regiões da China e teve como principal objetivo promover o Estado de Mato Grosso como um parceiro estratégico no fornecimento de soja e milho, além de explorar intercâmbios tecnológicos e de sustentabilidade com instituições chinesas.
A missão teve início no dia 27 de outubro e percorreu províncias como Beijing, Harbin, Hailun e Shandong, com foco na cooperação em pesquisa agrícola e no aumento da produtividade. “Conversamos com universidades para troca de tecnologia e para promover o reconhecimento dos nossos projetos de sustentabilidade desenvolvidos pelos produtores de Mato Grosso. Ou seja, aquilo que os produtores já praticam e fazem de bonito, estamos vendendo isso pro mundo. Sabemos que a guerra é pesada nesse âmbito de sustentabilidade e, muitas vezes, nossa imagem é distorcida”, destaca o presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber.
Com mais de 50% das importações provenientes do Brasil, cerca de 90 milhões de toneladas de soja e 20 milhões de toneladas de milho são importadas anualmente pela China, reconhecendo o Brasil como seu principal parceiro estratégico.
Um dos marcos da viagem foi a visita ao Porto de Rizhao, em Shandong, maior centro de importação de soja da China, onde a Aprosoja MT reforçou a importância do estado para o fornecimento de grãos. “Visitamos vários portos que recebem alimentos aqui na China, seja soja a granel exportada do Brasil para cá, como também outros grãos que são exportados através de container. E, ficamos sabendo que no próximo mês, a China vai abrir também a importação de gergelim, que é outro produto importante que Mato Grosso tem crescido na produção”, conta Lucas.
Ao longo das reuniões, a delegação da Aprosoja MT convidou autoridades e pesquisadores para uma visita in loco para conhecer a produção mato-grossense. “Nada melhor do que nós para trazer essas informações e convidar eles também para conhecerem Mato Grosso, fazer parcerias de pesquisa e reconhecerem, acima de tudo, a nossa agricultura”, conclui o presidente.
A comitiva também participou de um painel na CIIE, maior feira de importação da China, onde foi discutida a logística necessária para atender à crescente demanda global por soja e milho. Além disso, as reuniões com universidades e centros de pesquisa chineses abriram portas para futuros projetos conjuntos de inovação agrícola.
O resultado da missão marca um passo importante para consolidar a presença do estado de Mato Grosso no mercado chinês e reforçar sua imagem como um fornecedor sustentável e eficiente de alimentos para o mundo.
Além do presidente Lucas Costa Beber, a delegação da Aprosoja MT incluiu o diretor administrativo da entidade, Diego Bertuol; o vice-presidente oeste, Luiz Otávio Tatim; o vice-presidente sul, Fernando Ferri; o diretor executivo, Wellington Andrade; e o presidente da Cooprosoja, Fernando Cadore. Juntos, eles representaram os interesses dos produtores mato-grossenses e deram continuidade ao trabalho de promoção e ampliação do comércio de grãos entre Brasil e China.
0 comentário
Conflito no Oriente Médio coloca em risco 41% da ureia exportada no mundo
Seguradoras marítimas de Londres ampliam área de alto risco no Golfo do Oriente Médio
No programa de Analisando sua Comercialização, Victor Cazzo abre canal direto para agricultores esclarecerem dúvidas de comercialização
Produtores apostam em remineralização do solo para recuperar áreas degradadas e fortalecer fruticultura no interior da Bahia
Importações de óleo de palma pela Índia sobem 10% em fevereiro, ao maior nível em seis meses
Tropas israelenses realizam incursões ao longo de partes da fronteira libanesa, diz autoridade