Exportação do agronegócio do Brasil tem recorde para outubro e volta a ficar no positivo no ano
![]()
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - As exportações do agronegócio brasileiro bateram no mês passado recorde para os meses de outubro, somando 14,27 bilhões de dólares, com aumento de 6,2% em relação ao mesmo mês de 2023, impulsionadas por volumes históricos de café, carne bovina e farelo de soja, de acordo com dados do Ministério da Agricultura publicados nesta quinta-feira.
O resultado, influenciado no geral por aumentos dos volumes (+3,7%) e de preços (+2,5%), permitiu que as exportações do agronegócio do Brasil voltassem a apresentar um crescimento no acumulado do ano, após ficarem no negativo até agosto e setembro.
"Se olharmos para a quantidade de produtos exportados, o Brasil só vem aumentando. Se observarmos os dados de janeiro a setembro de 2024, nossas exportações caíram 0,2%, mas, com os dados até outubro... já revertemos a tendência", afirmou o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luis Rua, em nota.
Entre janeiro e outubro, as exportações do agronegócio somaram 140,02 bilhões de dólares, crescimento de 0,7% em relação ao mesmo período em 2023.
No acumulado do ano, as exportações do setor estão sofrendo com a queda de 15,6% na receita de seu principal produto de exportação, a soja, afetada pelo preço médio menor, segundo dados do ministério.
Até outubro, os embarques da oleaginosa renderam 40,96 bilhões de dólares, enquanto foram recordes no ano passado.
No mês passado, destacaram-se as exportações de carne bovina, café e farelo de soja que marcaram recordes históricos em volumes, segundo dados oficiais e do setor privado divulgados anteriormente.
O agronegócio representou quase metade da pauta exportadora total brasileira de janeiro a outubro, com 49,2%.
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano