Entregas de fertilizantes têm queda no Brasil, mas Anda vê mercado abastecido
![]()
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro em setembro somaram 4,85 milhão de toneladas, queda de 0,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, informou a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).
No acumulado até setembro deste ano, o Brasil registrou redução de 1,8% nas entregas de fertilizantes, para 32,88 milhões de toneladas.
"No entanto, o mercado está plenamente abastecido", disse a Anda em nota, citando "sazonalidades naturais da demanda no setor agrícola".
O Estado de Mato Grosso segue como o principal responsável pelas entregas de fertilizantes, concentrando 20,5% do volume total, o que equivale a 6,75 milhões de toneladas.
As importações, por outro lado, seguiram em alta no país, que importa grande parte do que consome.
Em setembro, o Brasil importou 4,22 milhões toneladas de fertilizantes intermediários, alta de 6,7%, enquanto no acumulado do ano as importações somaram 29,05 milhões de toneladas (+5,4%).
A produção nacional de fertilizantes intermediários registrou crescimento tanto em setembro, com 692 mil toneladas (+11,8%), quanto no acumulado de nove meses (5,32 milhões de toneladas (+6,8%).
0 comentário
STF mantém regras de isenção fiscal para defensivos agrícolas
Sistema FAEP critica redução dos benefícios tributário, financeiro e de crédito
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam 12,6 milhões de toneladas em outubro
Agricultura conservacionista ganha escala com o Programa AISA e redesenha a relação entre solo, água, agropecuária e geração hidrelétrica no Brasil
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e ampliação em Nova Mutum, somando R$ 3,48 bilhões em investimentos no estado
Aprosoja Brasil repudia redução das isenções tributárias para o setor