MDIC investiga possível dumping em exportações de leite em pó da Argentina e Uruguai
![]()
BRASÍLIA (Reuters) - A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços anunciou que iniciou nesta quarta-feira uma investigação para averiguar possível prática de "dumping" em exportações de leite em pó da Argentina e Uruguai.
A investigação foi motivada por uma petição protocolada pela Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil e deve durar de 10 a 18 meses. A Secex pode aplicar medidas antidumping, como sobretaxa na importação dos produtos, caso a investigação comprove a redução desleal de preço.
“A partir da formalização do pleito, fizemos uma análise preliminar dos dados e identificamos que havia elementos para se proceder, de fato, a uma investigação”, disse a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, em nota.
O dumping consiste na venda de produtos abaixo da faixa de preço de referência, chamada de “valor normal”, e é considerada prática desleal pela Organização Mundial do Comércio (OMC) por causar danos à indústria do país importador.
A Secex informou que iniciou o processo investigatório depois de identificar elementos que indicam prática de dumping no período de janeiro a dezembro de 2023, com uma análise de dano de janeiro de 2021 a dezembro de 2023.
(Por Victor Borges)
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano