China planeja campanha de uma década para aumentar o consumo de grãos de cereais
![]()
PEQUIM (Reuters) - A China lançou um plano de uma década para aumentar o consumo de grãos de cereais e desenvolver a indústria por meio de padrões de produção mais elevados, pesquisa e cooperação internacional como parte dos esforços para melhorar a segurança alimentar.
O plano de ação 2024-2035, emitido em conjunto pela Administração Nacional de Alimentos e Reservas Estratégicas e outros departamentos governamentais, também incentiva empresas e capital privado a estabelecer fundos de desenvolvimento para apoiar a indústria de grãos integrais.
"Até 2035, a conscientização das pessoas sobre grãos de cereais aumentará significativamente, a proporção de grãos de cereais no consumo alimentar dos residentes aumentará significativamente e o nível de consumo de grãos de cereais corresponderá basicamente ao nível de desenvolvimento econômico e social (da China)", disse em um aviso a várias agências governamentais.
A China é o maior produtor de cereais do mundo, produzindo 652 milhões de toneladas métricas em 2024. No entanto, o país continua dependente de importações de milho, trigo e outros produtos para alimentar sua população de 1,4 bilhão de pessoas.
Por exemplo, a China envia grandes volumes de trigo de alta qualidade do Canadá, Austrália e Rússia para fazer massas e produtos de panificação.
O maior comprador de grãos do mundo importou 59,08 milhões de toneladas de cereais e farinha em 2023. O aumento do consumo e da qualidade de seus produtos nacionais reduzirá a demanda da China no mercado global.
Como parte do plano, a China disse que "promoveria vigorosamente" os benefícios à saúde do consumo de grãos de cereais e recomendaria alimentos à base de cereais nas orientações nutricionais dietéticas, principalmente em repartições governamentais, campi e acampamentos militares.
Os grãos de cereais incluem trigo, milho, arroz, cevada, sorgo, trigo-sarraceno e aveia. Uma grande parte da produção de milho da China é para ração animal.
A China disse que impulsionaria o cultivo e o plantio de variedades de grãos adequadas ao consumo alimentar para aumentar a produção e a qualidade dos grãos.
Também apelou à participação ativa na formulação de normas internacionais para grãos de cereais e a intercâmbios e cooperação internacionais mais profundos.
Para impulsionar a produção, a empresa disse que cultivaria um grupo de empresas líderes em processamento de alimentos integrais e clusters da indústria de cereais de alta qualidade.
Reportagem da redação de Pequim. Edição de Muralikumar Anantharaman e Mark Potter
0 comentário
Boa tarde Agronegócio - Confira os principais destaques desta terça-feira (25)
Brasil e EUA farão reunião sobre tarifas na próxima segunda-feira, diz MDIC
Agenda Brasil: Estudo aponta fragilidades na regra fiscal e propõe medidas para melhorar gasto público
Bioinsumos são os grandes vencedores com aprovação do Profert
Demanda do produtor muda perfil genético dos híbridos de milho para silagem na pecuária
Taxas de mortalidade dos bezerros acima de 5% na pecuária de leite precisam ser investigadas