China aumenta apoio financeiro na agricultura para fortalecer a segurança alimentar
![]()
PEQUIM, 27 de dezembro (Reuters) - As autoridades chinesas pediram na sexta-feira maior apoio financeiro para estabilizar os principais produtos agrícolas, incluindo grãos, como parte de esforços mais amplos para garantir a segurança alimentar da população de 1,4 bilhão da China.
O governo prometeu fortalecer o uso de ferramentas de política monetária, como facilidades de repasse e redesconto e taxa de reserva compulsória, para apoiar a agricultura e as pequenas empresas, de acordo com uma declaração conjunta do banco central, do ministério da agricultura e do regulador financeiro.
O governo também pediu a expansão do crédito e empréstimos de penhor para ativos agrícolas e pecuária, aumentando a renda dos agricultores por meio de garantias e pequenos empréstimos e reforçando o sistema de seguro agrícola, especialmente para o plantio de grãos.
Além disso, o governo prometeu maior apoio aos principais projetos de pesquisa agrícola e às principais empresas.
Nos últimos anos, a China aumentou os investimentos em máquinas agrícolas e tecnologia de sementes para aumentar a eficiência da produção como parte dos esforços para reduzir a dependência de importações e fortalecer a segurança alimentar.
A produção total de grãos do país atingiu um recorde de mais de 700 milhões de toneladas métricas em 2024, 1,6% acima da colheita de 2023, de 695,41 milhões de toneladas, informou anteriormente o Escritório Nacional de Estatísticas.
Apesar dos esforços para aumentar a produção interna, a China continua dependente de importações de produtos agrícolas essenciais, especialmente soja e milho.
Reportagem de Ella Cao e Mei Mei Chu; Edição de Ros Russell
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli