Bons volumes de chuva são previstos para fevereiro no Mato Grosso
A colheita de soja no Mato Grosso deverá se concentrar entre 26 de janeiro e 16 de fevereiro, conforme relatório da Consultoria Agro do Itaú BBA. O documento também destaca uma janela favorável para o plantio da maior parte da segunda safra no estado, considerada ideal entre 21 de janeiro e 18 de fevereiro.
Até agora, o clima tem favorecido o desenvolvimento da safra brasileira de verão, com projeções de uma colheita de soja em torno de 170 milhões de toneladas para o país. Apesar de um início irregular devido ao atraso das chuvas na região central, as precipitações retornaram na segunda quinzena de outubro, permitindo a recuperação do ritmo de plantio.
No Mato Grosso, maior produtor nacional, os agricultores aceleraram o plantio entre 18 de outubro e 1º de novembro, com mais da metade da área plantada nesse período. Esse ritmo concentrado resultou em uma maior necessidade de condições climáticas favoráveis durante a colheita para evitar atrasos.
No entanto, mapas climáticos indicam grandes volumes de chuva em fevereiro, especialmente no Mato Grosso, o que pode trazer desafios pontuais, como atrasos na colheita e dificuldades de transporte dos grãos.
Apesar disso, as chuvas previstas para fevereiro e março são vistas como benéficas para o plantio e desenvolvimento da segunda safra, consolidando a expectativa de uma janela produtiva positiva para a região central do Brasil.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli