Sistema Faesc/Senar capacita para o uso da Nota Fiscal Eletrônica, que será obrigatória a partir de fevereiro de 2025
O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina) reforça aos produtores rurais para que fiquem atentos à data de início do uso obrigatório da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e) – adiada recentemente pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
A exigência, que antes estava prevista para começar no último dia 2 de janeiro, agora vale a partir de 3 de fevereiro de 2025 nas operações internas de produtores rurais que tiveram receita bruta acima de R$ 360 mil em 2023 ou 2024. Nas demais operações internas, praticadas por produtores rurais, o uso da NFP-e será obrigatório a partir de 5 de janeiro de 2026.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que para preparar o setor para essa mudança, o Senar/SC oferece treinamentos específicos sobre o uso da Nota Fiscal Eletrônica em parceria com a Secretaria da Fazenda. Somente em 2023, capacitamos mais de 12.000 participantes em 1.226 turmas em todo o estado. Neste ano, de janeiro a outubro, 5.905 produtores foram formados em 629 turmas, demonstrando o nosso compromisso em auxiliar o público do campo no uso das ferramentas tecnológicas para emitir a NFPe”.
O coordenador de arrecadação do Senar/SC, Emerson Cardozo Gava, explica que os treinamentos continuam e que os interessados em participar dos cursos podem buscar informações nos Sindicatos Rurais de suas regiões ou diretamente no Senar/SC. “Esse trabalho está trazendo resultados significativos na formação dos produtores rurais e, por isso, reforçamos o convite para quem ainda não participou de um treinamento para aproveite essa oportunidade gratuita disponível aos produtores”.
A programação dos treinamentos também pode ser consultada no link: https://sistemafaesc.com.br/senar/agenda-de-treinamentos/.
DECRETO
Com base na definição do órgão federal, o Governo de Santa Catarina editará um novo decreto internalizando a decisão. Como a publicação terá efeito retroativo, não haverá penalização aos produtores catarinenses que fizerem uso da nota de papel até a publicação da nova regra.
0 comentário
BOA TARDE AGRONEGÓCIO - Commodities agrícolas têm queda forte e generalizada
World Food Moscou fortalece presença do Brasil no mercado russo com apoio da ApexBrasil
Flávio diz que reajuste do Bolsa Família mostra desespero de Lula
Ações europeias sobem após alta de juros pelo Fed com recuo do petróleo e estabilização de rendimentos
Commodities caem em bloco nesta 5ª; petróleo desaba e pressão chega a grãos, café, açúcar e algodão
Produção de arroz da Índia terá maior recuo em duas décadas, mas país tem estoques