Alceu Moreira lança manual com instruções para que produtores obtenham o Selo Queijo Artesanal
Com o objetivo de instruir as prefeituras nos processos de habilitação e concessão dos selos Arte e Queijo Artesanal para a agricultura familiar das suas localidades, o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) lançou nesta quarta-feira (22) um manual com orientações sobre como obter a certificação.
O parlamentar é autor da Lei nº 13.860/2019, que regulamenta a produção e venda de queijos artesanais e coloniais para todo o país. Segundo Alceu, o selo é essencial para simplificar a comercialização, gerando renda, oportunidades e tantos outros de benefícios para as pequenas agroindústrias.
"Infelizmente, ainda é realidade no Brasil que famílias sejam impedidas de vender seus produtos por falta de registro. A lei foi criada para isso, acabar com essa criminalização injusta. Muitos não saibam como proceder em relação ao selo ou talvez até desconheçam que existe uma lei para ampará-los. Por isso, as prefeituras são fundamentais para pulverizar a informação", explica o deputado.
Alceu também não descarta a promoção de seminários pelo Rio Grande do Sul, em parceria com entidades: "São produções honestas, autênticas e que resguardam tradições dos nossos antepassados em cor, odor e sabor. Queremos dignificar ainda mais esse trabalho", complementa.
O manul pode ser acessado e compartilhado pelo link a seguir: https://bit.ly/ManualQueijoArtesanal
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli