IBGE anuncia troca de diretores em meio a crise com servidores
![]()
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou na noite de quinta-feira o nome de dois novos diretores, após os titulares anteriores deixarem o instituto em meio a uma crise interna prolongada.
De acordo com o IBGE, a servidora Maria do Carmo Dias Bueno assumirá o cargo de Diretora de Geociências do IBGE, no lugar de Ivone Lopes Batista.
Já o servidor Gustavo de Carvalho Cayres da Silva assume a diretoria-adjunta, em substituição a Patricia do Amorim Vida Costa.
A transição de trabalhos ocorrerá a partir da próxima semana, segundo nota do instituto.
Com isso, chega a quatro o número de diretores que pediram para deixar o órgão este ano devido a problemas de relacionamento com o presidente Márcio Pochman. Os quatro tinham sido nomeados pelo atual presidente.
O clima do instituto ficou turbulento após Pochman anunciar a proposta de criar a Fundação IBGE+, batizada internamente pelos funcionários de IBGE paralelo. Os servidores alegam que a nova entidade iria produzir pesquisas e conteúdo para a iniciativa privada.
O sindicato dos servidores alega que a criação da fundação não passou por discussões internas.
Mais recentemente, segundo o sindicato dos servidores, a direção do IBGE exigiu que o Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Fundações Públicas Federais de Geografia e Estatística, ou AssIBGE, retire do nome da entidade a sigla IBGE.
Em meio à turbulência, Pochman divulgou uma carta defendendo a criação da Fundação IBGE+ e alegou que o sindicato de funcionários do instituto promove desinformação sobre o tema.
Outras decisões do comando do IBGE também geraram desconforto interno e manifestações desde 2024. Entre elas, estão a mudança de funcionários de uma das sedes no centro do Rio de Janeiro para um prédio na zona sul da cidade. Segundo Pochman, o objetivo da medida foi economizar despesas uma vez que as salas no centro da cidade eram alugadas enquanto que o prédio na zona sul é do governo federal.
(Por Rodrigo Viga Gaier)
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli