Agroindústria recua 3,1% em novembro, revela o FGV Agro
A pesquisa sobre agroindústria, do FGVAgro, revela que em novembro de 2024, o volume de produção agroindustrial registrou uma queda de 3,1% frente ao mesmo mês de 2023. O resultado da contração foi generalizado entre os principais segmentos analisados, mas o setor de Produtos Alimentícios e Bebidas registrou o maior recuo (–5%). Vale ressaltar que esse segmento registrou contração em três dos últimos quatro meses e coloca dúvidas sobre o seu desempenho em 2025.
Por um lado, a perspectiva de uma safra maior para diversas matérias-primas para a Agroindústria tende a favorecer a produção do setor. No entanto, por outro lado, o dólar mais caro e a desaceleração da economia brasileira (e, por consequência, do mercado interno) trazem dúvidas para este ano.
Apesar do resultado negativo para o mês de novembro, em 2024, a Agroindústria acumula uma alta de 2,2%. Ainda assim, é o melhor crescimento acumulado nos primeiros onze meses do ano desde 2010.
Com o resultado negativo de novembro, o FGV Agro espera que a Agroindústria feche o ano abaixo do cenário base (que é de 2,7% frente a 2023) aproximando-se mais do cenário pessimista (que é de 2%).
Confira a apresentação dos resultados no anexo anexo 1.pdf
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli