Mapa discute pauta bilateral, amplia parcerias e destaca sustentabilidade em Missão ao Reino Unido
Com o objetivo de estreitar os laços bilaterais, ampliar o acesso a mercados e destacar as práticas de sustentabilidade da agropecuária brasileira, nos dias 6 e 7 de fevereiro, uma delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou missão oficial ao Reino Unido.
O encontro teve início com uma reunião de coordenação na Embaixada Brasileira em Londres, onde foram alinhadas as estratégias de atuação. Em seguida, o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, e o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, participaram de um encontro bilateral com o Ministro Daniel Zeichner, do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (DEFRA), equivalente ao Ministério da Agricultura Britânico. Durante a reunião, foram traçadas diretrizes para a sessão subsequente do II Comitê Conjunto de Agricultura, além de discussões sobre cooperação e práticas sustentáveis. No II Comitê Conjunto de Agricultura, foram abordados temas de interesse da pauta bilateral de comércio entre os dois países. Este comitê é um mecanismo vital na relação bilateral e as expectativas são promissoras após as discussões realizadas.
O dia foi encerrado em um encontro com o embaixador do Brasil em Londres, Antônio Patriota.
ENGAJAMENTO COM O SETOR VAREJISTA BRITÂNICO
No segundo dia, a delegação reuniu-se com representantes das principais redes varejistas do Reino Unido, responsáveis por mais de 70% do varejo britânico. As conversas focaram na cooperação comercial e na apresentação das práticas sustentáveis adotadas pelo governo brasileiro para assegurar a sustentabilidade na agricultura, inclusive dando destaque aos esforços com resultados da diminuição drástica do desmatamento.
O dia foi finalizado em uma reunião com o embaixador José Augusto, onde foram abordados os rumos da organização internacional do café e do açúcar.
A missão oficial ao Reino Unido reforça o compromisso do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em ampliar o acesso a mercados e destacar as iniciativas de sustentabilidade que posicionam o Brasil como líder em práticas agrícolas responsáveis e promover a cooperação internacional.
0 comentário

Cacau se recupera após dados de demanda melhores do que o esperado

Para especialista, Plano Safra deve conseguir atender em torno de 30% da demanda

Fávaro destaca liderança do Brasil em segurança alimentar e sustentabilidade durante reunião do BRICS em Brasília

Prêmio Mulheres do Agro anuncia abertura de inscrições para oitava edição

Brasil tem oportunidade de se tornar maior exportador de alimentos do mundo após tarifas de Trump

Para aproveitar as novas oportunidades que surgem será necessário aumentar a produtividade