RS: Mais de 10 mil agricultores se mobilizam em tratoraço para reforçar demandas do setor após enchentes
![]()
A FETAG-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais realizaram no dia 17 de fevereiro uma grande mobilização em defesa da agricultura e da pecuária familiar. Com mais de 10 mil agricultores mobilizados em 16 pontos do interior do estado e um ato central na sede da federação, em Porto Alegre, o evento foi considerado extremamente positivo para evidenciar as demandas do setor.
A mobilização contou com a presença do governador Eduardo Leite, que se comprometeu publicamente com a pauta apresentada pela FETAG-RS. Também estiveram presentes os secretários de Estado Vilson Covatti (Desenvolvimento Rural), Clair Kuhn (Agricultura) e Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), além de deputados federais, deputados estaduais, representantes da Superintendência do Ministério da Agricultura (MAPA) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Um dos destaques do evento foi a união de diversas entidades em torno da pauta da agricultura familiar. Representantes da Ocergs, Fecoagro, Unicafes, Acergs, Aprosoja, Emater e da Farsul participaram dos debates e manifestaram apoio aos pleitos. A presença do secretário da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Vanderlei Ziger, foi muito significativa. Ele destacou a importância do diálogo e garantiu que as pautas serão priorizadas em discussões com o governo federal. Esta semana, a FETAG-RS estará representada em Brasília pelo presidente Carlos Joel e pelo tesoureiro geral, Agnaldo Barcelos, para avançar nas reivindicações do setor.
A mobilização reforçou a urgência de ações concretas para enfrentar os desafios que afetam os agricultores familiares, como o endividamento rural, a necessidade de fortalecimento do Proagro e os impactos das mudanças climáticas. Carlos Joel, presidente da FETAG-RS, destacou a importância do evento: “Saímos com um sentimento de união e esperança. A presença maciça dos agricultores e o apoio das entidades mostram que estamos no caminho certo. Mas a luta não para aqui. Seguiremos trabalhando incansavelmente para garantir políticas públicas que assegurem a sustentabilidade da agricultura familiar”.
Durante o evento, o governador Eduardo Leite reafirmou o compromisso do governo estadual em apoiar a agricultura familiar, destacando a importância do diálogo e da construção de soluções conjuntas. Já as entidades presentes se comprometeram a continuar atuando de forma articulada em defesa dos agricultores.
A FETAG-RS as demais entidades representativas seguem mobilizadas para garantir que as demandas apresentadas sejam transformadas em ações concretas. Nesta semana, as agendas em Brasília serão fundamentais para avançar nas reivindicações e buscar soluções efetivas para os desafios enfrentados pelos agricultores gaúchos.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli