Orplana manifesta sua preocupação com a suspensão de novas contratações de financiamento Plano Safra
A ORPLANA – Organização das Associações de Produtores de Cana de Açúcar do Brasil manifesta sua preocupação com a suspensão das novas contratações de financiamentos rurais no âmbito do Plano Safra 2024/2025, conforme o Ofício Circular SEI nº 282/2025/MF.
A organização entende que a medida se baseia no aumento dos custos de equalização das taxas de juros. Mas, acredita que ela prejudica diretamente o setor agrícola, que necessita de investimentos urgentes em manutenção, renovação e melhoria na infraestrutura para os pequenos, médios e grandes produtores.
“A suspensão comprometerá os planos de investimento dos produtores rurais, afetando a geração de empregos, inibição de investimentos e a descarbonização do Brasil”, frisa José Guilherme Nogueira, CEO da ORPLANA.
Por isso, a organização solicita que o Ministério da Fazenda reconsidere a decisão do Secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron de Oliveira, considerando a importância do crédito rural para a estabilidade econômica e o desenvolvimento sustentável da produção agrícola.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli