A maioria das colheitas de cereais da UE está em boas condições, mas os riscos de humidade persistem
![]()
PARIS, 24 de fevereiro (Reuters) – As safras de grãos na União Europeia ainda estavam em boas condições em meados de fevereiro, mas o excesso de umidade na França e a seca no Leste Europeu continuaram sendo riscos para a colheita deste ano, disse o serviço de monitoramento de safras da UE na segunda-feira.
Na França, fortes chuvas no noroeste em janeiro agravaram os níveis já altos de umidade do solo, criando condições desfavoráveis para o desenvolvimento das culturas, disse o MARS em um relatório.
O início chuvoso do ano alimentou preocupações na França, o maior produtor de grãos da UE, sobre uma repetição da colheita encharcada de 2024, que apresentou a menor safra de trigo desde a década de 1980.
A condição do trigo francês caiu drasticamente entre o início de dezembro e o início de fevereiro antes de se estabilizar, de acordo com dados do escritório agrícola FranceAgriMer.
Na Europa Oriental, as plantações no oeste da Romênia e na Bulgária têm sofrido principalmente com a umidade limitada desde o início da estação, e essas áreas podem ser semeadas novamente na primavera, disse o MARS.
Geadas severas esperadas durante a segunda quinzena de fevereiro também representam uma ameaça às plantações na Europa Oriental, já enfraquecidas pela falta de chuva, principalmente se não houver cobertura protetora de neve, afirmou.
No entanto, estima-se que os danos às colheitas na UE tenham sido relativamente limitados até agora, em comparação com o leste da Ucrânia, Marrocos e Argélia, que sofreram com uma seca mais aguda, acrescentou.
(Reportagem de Gus Trompiz; Edição de Tasim Zahid)
1 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - EDIÇÃO 20/12/2025
Nota de Esclarecimento: Fiagril reafirma compromisso com a verdade dos fatos
Autoridade dos EUA avalia como improvável pacote de ajuda agrícola adicional
STF decide pela constitucionalidade de incentivos fiscais a defensivos agrícolas
Wall St sobe com setor de tecnologia, Nike cai com vendas fracas na China
Investimento agrícola cresce 26% em Mato Grosso do Sul
Mário Norberto Slomp Porto União - SC
Humidade com "H" ficou meio complicado. Chama o estagiário aí...
CONCORDO pelo menos na imprensa o portugues deveria ser esmerado---Nos' aqui no fala produtor cometemos muitos erros, mas o nosso espaço de redaçao e' tao resumido que nao permite revisao