Em carta conjunta, Sistema FAEP cobra melhorias nos Planos Safras 2024/25 e 2025/26
O Sistema FAEP, junto a 49 entidades do setor agropecuário nacional, assinou carta em apoio à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na busca por soluções para os recursos dos Planos Safras 2024/25 e 2025/26 e para o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2025. O documento expressa a preocupação do setor com a falta de previsibilidade no financiamento e nas condições do Plano Safra, destacando a necessidade urgente de melhorias estruturais.
A recente suspensão das linhas de crédito com juros equalizados para o Plano Safra 2024/25 evidenciou as fragilidades do sistema, sinalizando a importância de garantir recursos suficientes para o setor agropecuário. Embora o governo federal tenha retomado os financiamentos, a interrupção inesperada gera incertezas que impactam a produção e a economia do país.
“O Plano Safra é essencial para a segurança financeira dos produtores rurais e para a competitividade do setor agropecuário. A escassez de crédito e/ou o aumento dos juros comprometem o planejamento das atividades dentro da porteira, limitam investimentos em tecnologia e sustentabilidade e afetam diretamente a produtividade”, enfatiza Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP. "Precisamos de estabilidade e condições adequadas de financiamento para que o setor continue gerando empregos, impulsionando a economia e assegurando o abastecimento do país", complementa.
A carta ressalta o papel estratégico da FPA na defesa dos interesses do setor. Diante da suspensão das linhas de financiamento, a bancada pressionou o governo federal, resultando na liberação de um aporte extraordinário de R$ 4,17 bilhões por meio da Medida Provisória 1289/2025. A mobilização reforça a necessidade de um planejamento financeiro robusto e contínuo para evitar novos entraves no crédito rural.
As entidades signatárias defendem que o volume de recursos do Plano Safra deve refletir a relevância do agronegócio brasileiro, que responde por mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e desempenha um papel fundamental no abastecimento alimentar do Brasil e do mundo.
Além disso, o setor produtivo cobra que a elaboração do Plano Safra 2025/26 seja iniciada com antecedência e com a participação ativa dos representantes do agronegócio. O novo plano precisa estar alinhado à magnitude e às demandas do setor, incorporando políticas que incentivem a inovação, a sustentabilidade e a ampliação dos mercados.
“Como ocorre todos os anos, o Sistema FAEP está à disposição para colaborar na formulação de políticas públicas que estabeleçam diretrizes claras e garantam os recursos necessários para a continuidade e o crescimento do agronegócio brasileiro”, conclui Meneguette.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli