Pesquisador do Ital assume cargo no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia
Pesquisador científico há 20 anos no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o engenheiro de alimentos e mestre em Tecnologia de Alimentos Paulo Tavares tornou-se coordenador nacional adjunto das Câmaras Especializadas de Engenharia Química (CCEEQ), coordenadoria do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) liderada pelo engenheiro químico e mestre em Materiais Poliméricos Luiz Eduardo Caron, do Crea-PR.
A CCEEQ tem como missão para 2025 promover iniciativas que consolidem a Engenharia Química como um pilar estratégico para o crescimento do Brasil. “Estou comprometido em ajudar a implementar estratégias que contribuam ainda mais para a garantia da qualidade das atividades desenvolvidas pelos engenheiros”, frisa Paulo, que também coordena agora a Câmara Especializada de Engenharia Química (CEEQ) do Crea-SP, da qual foi coordenador adjunto no último ano, em paralelo às atividades da Comissão Permanente de Renovação do Terço (CRT).
Os representantes das Coordenadorias de Câmaras Especializadas do Confea foram definidos durante o 14º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea, entre 28 e 30 de janeiro em Brasília-DF, quando foram alinhados os planos de trabalho. Outra representante do Crea-SP que assumiu como coordenadora nacional adjunta é Eltiza Rondino Vasques, mas junto às Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura (CEEAGRI).
Histórico
Paulo Tavares completará em 2026 dez anos representando a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Campinas (AEAC) no Crea-SP, onde começou como suplente, tornando-se titular em 2022 e novamente agora em 2025. Seu papel como líder teve início em 2023 na coordenação do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Valorização da Câmara Especializada de Engenharia Química em 2023, quando também integrou o GTT de Segurança Alimentar e Fiscalização em Indústria de Alimentos.
Como pesquisador científico do Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec) do Ital desde 2005, Paulo exerce suas atividades com ênfase em tecnologia de alimentos dietéticos e nutricionais, em especial descafeinização, café in natura, geleias, compotas e desenvolvimento de novos produtos de frutas diet e light. No ano em que o Instituto completou seis décadas de história, em 2023, teve papel fundamental para que a instituição recebesse menção honrosa inédita do Crea-SP, reconhecimento público pelos serviços prestados com distinção e impacto positivo na nossa sociedade.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli