Grandes bancos estatais chineses vão levantar US$71,6 bi para impulsionar capital
![]()
PEQUIM (Reuters) - Quatro dos maiores bancos estatais da China disseram neste domingo que planejam levantar um total de 520 bilhões de iuanes (US$71,6 bilhões) em colocações privadas de investidores como o Ministério das Finanças, depois que Pequim prometeu ajudá-los a apoiar a economia.
A captação de recursos, que tem como objetivo aumentar o capital de nível 1 dos bancos, ocorre após autoridades chinesas prometerem, este mês, recapitalizar os principais bancos estatais com 500 bilhões de iuanes para aumentar sua capacidade de apoiar a economia real.
O Banco da China disse que pretende levantar até 165 bilhões de iuanes , e o Banco de Construção da China planeja colocações privadas de até 105 bilhões de iuanes, segundo os documentos divulgados pelos bancos neste domingo.
O Banco de Comunicações disse que vai vender até 120 bilhões de iuanes em ações, e o Banco de Poupança Postal da China arrecadará até 130 bilhões de iuanes.
O Ministério das Finanças da China, um dos principais acionistas dos quatro bancos, estará envolvido em todos os quatro aumentos de capital, segundo os documentos.
Os principais bancos da China têm reportado lucros anuais estáveis e margens menores, já que a desaceleração da economia e a crise no setor imobiliário pesaram sobre seus resultados.
(Reportagem de Ethan Wang, Ziyi Tang e Ryan Woo)
0 comentário
Piscicultura encerra 2025 fortalecida e mira avanços estratégicos em 2026
Altas taxas de juros, crédito restrito e clima irregular postergaram a tomada de decisão para a compras de insumos, diz CropLife
Produção de açúcar do CS recua 33% na 2ª quinzena de novembro, mas ainda avança na safra 25/26
B3 antecipa adoção voluntária de relatório financeiro de sustentabilidade e clima alinhado ao ISSB
Vendas de café 25/26 do Brasil alcançam 69% da produção, aponta Safras
Milho e boi têm novo dia de baixas na B3 nesta 2ª feira, enquanto prêmios da soja sobem no Brasil neste início de semana