Nosso objetivo é superar e deixar um seguro rural sustentável, diz ministro Carlos Fávaro
Após participar do 18º Congresso Internacional ALASA, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu os representantes da Associação Latino-Americana para o Desenvolvimento do Seguro Agrícola (ALASA) nesta terça-feira (8), na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O encontro foi marcado pelo contínuo diálogo sobre o seguro rural. “A nossa Secretaria de Política Agrícola, que faz o Plano Safra brasileiro, tem um legado a deixar. O setor agropecuário cresce de forma muito exponencial, e essa é a grande vocação da América Latina como um todo. Nós estamos nos tornando, juntos, o grande supermercado do mundo, e o seguro rural tem que fazer parte dessa conversa”, enfatizou o ministro.
A representante colombiana do Fundo para o Financiamento do Setor Agropecuário (Finagro), Alexandra Garcia, agradeceu a oportunidade de participar do diálogo que, segundo ela, é de extrema importância para conhecer as práticas brasileiras. “Estou muito feliz de estar aqui aprendendo sobre novas práticas no Brasil e depois testá-las na Colômbia", disse.
Também participaram da reunião o secretário-executivo adjunto, Cleber Soares; e o secretário de Política Agrícola, Guilherme Campos.
CONGRESSO
O congresso reúne profissionais e instituições ligadas ao seguro rural, como seguradoras, cooperativas agropecuárias, bancos, produtores, especialistas e autoridades públicas, consolidando-se como o principal espaço de debate sobre gestão de riscos no campo na América Latina.
A programação do congresso, que segue até quinta-feira (10), conta com conferências magnas, painéis técnicos e mesas-redondas que abordam temas como gestão de riscos climáticos, seguros paramétricos, tecnologias aplicadas ao campo e estratégias de resiliência produtiva. A agenda inclui ainda apresentações de experiências internacionais, especialmente de países como México, Colômbia, China e Estados Unidos, além de um painel dedicado ao futuro do resseguro na América Latina e ao papel do parlamento no fortalecimento do setor.
O evento se encerra com uma jornada de campo, oferecendo aos participantes uma experiência prática e a oportunidade de conhecer iniciativas aplicadas ao seguro rural e à inovação no agronegócio.
0 comentário
B3 antecipa adoção voluntária de relatório financeiro de sustentabilidade e clima alinhado ao ISSB
Vendas de café 25/26 do Brasil alcançam 69% da produção, aponta Safras
Milho e boi têm novo dia de baixas na B3 nesta 2ª feira, enquanto prêmios da soja sobem no Brasil neste início de semana
CNA destaca papel estratégico do RenovaBio em homenagem no Senado
SIA fecha 2025 com resiliência no agro e projeta retomada estruturada para 2026
FecoAgro/RS aponta 2025 como um dos anos mais difíceis para a agricultura gaúcha