Geada e seca em abril afetaram safras da Ucrânia
![]()
KIEV (Reuters) - Geadas fortes e prolongadas, seguidas de temperaturas anormalmente altas e falta de precipitação em abril, tiveram um impacto negativo no desenvolvimento das safras de primavera ucranianas, disseram os meteorologistas estatais nesta segunda-feira.
No início de abril, as geadas cobriram a maior parte da Ucrânia e as temperaturas caíram para 11 graus Celsius negativos por até 7 horas, segundo a consultoria agrícola APK-Inform.
"O tempo seco com baixa umidade relativa do ar para a primavera e as geadas também foram desfavoráveis para o desenvolvimento inicial das primeiras safras da primavera", disseram os meteorologistas.
Os agricultores ucranianos estão semeando culturas de primavera e a futura colheita depende, em grande parte, de as plantas terem calor e umidade suficientes para germinar e crescer.
O meteorologistas disseram que, em abril, o déficit de precipitação continuou na maioria das regiões, com a quantidade mensal atingindo ou excedendo a norma apenas em bolsões do norte, sul, oeste e leste do país.
Nos últimos anos, a Ucrânia tem sofrido com a falta de umidade no solo, principalmente em maio e junho.
O Ministério da Fazenda informou na semana passada que os agricultores haviam semeado 3,2 milhões de hectares de grãos até 2 de maio. O ministério não forneceu dados comparativos.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - EDIÇÃO 20/12/2025
Nota de Esclarecimento: Fiagril reafirma compromisso com a verdade dos fatos
Autoridade dos EUA avalia como improvável pacote de ajuda agrícola adicional
STF decide pela constitucionalidade de incentivos fiscais a defensivos agrícolas
Wall St sobe com setor de tecnologia, Nike cai com vendas fracas na China
Investimento agrícola cresce 26% em Mato Grosso do Sul