Confiança dos investidores da zona do euro se recupera em maio após impacto das tarifas de Trump
![]()
BERLIM (Reuters) - A confiança dos investidores na zona do euro se recuperou com mais força do que o esperado em maio, depois que as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fizeram com que a confiança no bloco despencasse no mês passado, embora ainda permaneça em um nível baixo, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira.
O índice Sentix para a zona do euro subiu para -8,1 em maio, de -19,5 em abril, superando a previsão de uma leitura de -12,5.
O índice da situação atual melhorou surpreendentemente para -19,3, seu nível mais alto desde agosto de 2024, embora ainda em território negativo. As expectativas, por sua vez, deram um salto de 19,6 pontos, para 3,8.
"Isso é notável, pois mostra que os investidores abandonaram em grande parte os temores de recessão que expressaram no mês passado", disse o Sentix em um comunicado.
Os 1.068 investidores consultados de 1 a 3 de maio parecem apreciar a resposta equilibrada da Comissão da União Europeia às tarifas dos EUA até o momento, acrescentou o Sentix.
Na Alemanha, a maior economia da Europa, a reação calma também ajudou as expectativas a aumentarem em mais de 20 pontos, atingindo 5,5.
"As principais vítimas da política tarifária de Trump são a economia dos EUA e, até certo ponto, as economias da China e da Suíça", disse o Sentix.
"No entanto, o período de incerteza provavelmente ainda não acabou."
(Reportagem de Miranda Murray)
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli