Sistema Famato moderniza marcas e fortalece identidade institucional
O Sistema Famato — composto pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o AgriHub e os Sindicatos Rurais — acaba de lançar uma nova regra de comunicação visual. A mudança acompanha as tendências de tecnologia e inovação sem perder a essência do campo, reforçando sua posição como referência no setor agropecuário mato-grossense.
Mais do que uma atualização estética, a padronização das marcas das entidades que compõem o Sistema Famato representa um passo estratégico rumo à unidade institucional, à comunicação clara e à construção de uma imagem ainda mais sólida e confiável considerando seus mais de 33 mil produtores rurais e toda a sociedade.
A nova identidade visual foi pensada para fortalecer a conexão entre as entidades e o público — produtores, técnicos, lideranças rurais, estudantes, imprensa, empresas e governo —, transmitindo os valores que norteiam o Sistema: representatividade, confiança, recompensa, inovação e compromisso com o desenvolvimento sustentável do agro mato-grossense.
Como parte desse novo momento, o Sistema Famato apresenta também seu novo slogan institucional: “A Casa da Família Rural”. Mais do que uma assinatura, a frase expressa o compromisso de gestão liderado por Vilmondes Tomain em aproximar toda a família das atividades do setor produtivo rural, dentro e fora da porteira. A proposta é valorizar a sucessão familiar, incentivar a participação da mulher no campo e fortalecer os laços que unem o sistema sindical rural à base de tudo: a família.
Essa nova assinatura poderá ser utilizada em campanhas institucionais e aplicada como marca sonora ao final de materiais audiovisuais, reforçando a presença da entidade de forma afetiva e simbólica. A ideia é criar uma conexão emocional com os produtores e mostrar que o Sistema Famato é, de fato, uma casa onde todos os membros da família rural são reunidos, representados e valorizados.
"O Sistema Famato está cada vez mais integrado e atento aos desafios do presente e do futuro. Essa modernização das nossas marcas tem o objetivo de nos comunicar com mais clareza, coerência e força institucional. Mais do que mudar a aparência, estamos reafirmando nosso compromisso com a inovação, com a transparência e com a valorização do produtor rural e de toda sua família", afirma o presidente da Famato, Vilmondes Tomain.
A comunicação visual, ao lado da inovação, torna-se uma aliada poderosa para posicionar o Sistema Famato de forma sólida, relevante e preparada para continuar sendo a voz do agro em Mato Grosso e no Brasil. A nova identidade fortalece o reconhecimento institucional, impulsiona campanhas criativas e personalizadas, e contribui para construir uma imagem conectada com o presente e preparada para o futuro.
Essa mudança institucional reforça que o agro mato-grossense está em constante evolução, acompanhando as transformações do mundo e semeando, todos os dias, um futuro mais próximo das pessoas, mais tecnológico, mais sustentável — e, acima de tudo, mais familiar.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli