Ministro da Agricultura do México diz que chegou a acordos "benéficos" com EUA
![]()
CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O ministro mexicano da Agricultura, Julio Berdegue, disse nesta terça-feira que se encontrou com sua colega norte-americana Brooke Rollins em uma reunião "amigável" em Washington, durante a qual chegaram a acordos que, segundo ele, serão benéficos para os dois países.
Berdegue, que não forneceu detalhes sobre os acordos em um post no X, disse que os dois países devem aumentar o diálogo sobre questões atuais e emergentes.
Recentemente, as relações entre os dois países ficaram tensas em torno do controle de uma praga prejudicial chamada New World screwworm, após os EUA ameaçarem limitar as importações de gado do México.
A lagarta pode infestar o gado, a vida selvagem e, em casos raros, pessoas. As larvas das moscas da lagarta enterram-se na pele dos animais vivos, causando danos graves e muitas vezes fatais.
Os atritos comerciais também vieram à tona entre os dois parceiros comerciais por causa de um tratado de décadas de compartilhamento de água, que tem colocado o México em dificuldades para cumprir suas obrigações.
Na semana passada, os dois governos anunciaram um acordo para o México aumentar suas remessas de água, que, segundo os EUA, são vitais para os agricultores do Texas.
(Reportagem de Cassandra Garrison)
0 comentário
Exportações brasileiras aos EUA recuam pelo 4º mês consecutivo e desequilíbrio comercial entre os países se aprofunda, aponta Monitor da Amcham
Cotado a R$ 5,37/kg, pêssego nacional é o destaque da semana (08 a 12/12) no atacado da CEAGESP
Produtividade da cana exige manejos mais eficientes e novas soluções para frear perdas no campo
Tecnologias integradas aumentam produtividade e longevidade da cana corte após corte
Massey Ferguson apresenta soluções com foco no futuro na maior feira de tecnologia agrícola do mundo
Exportações de feijão batem recorde anual, enquanto mercado interno mantém ritmo lento, aponta indicador Cepea/CNA