Safra de soja da Argentina pode sofrer 'perdas significativas' após tempestades
![]()
Por Maximilian Heath
BUENOS AIRES, 19 de maio (Reuters) - A safra de soja 2024/25 da Argentina pode sofrer "perdas significativas" na província de Buenos Aires, no noroeste do país, devido ao impacto das recentes fortes tempestades, informou a bolsa de grãos de Buenos Aires na segunda-feira, indicando que pode ser forçada a reduzir sua previsão.
A bolsa estima atualmente uma safra de soja em 50 milhões de toneladas métricas, mas disse em seu relatório que as fortes chuvas podem atrasar ainda mais a colheita já lenta do grão e causar danos às plantas.
Na província de Buenos Aires, no noroeste do país, 730.000 hectares de soja ainda não foram colhidos, informou a bolsa em um relatório detalhando o impacto das tempestades.
“Esta região já havia sofrido o impacto das chuvas em março”, afirmou a bolsa, acrescentando que, devido a essa debulha, a produção estava cerca de 15 pontos percentuais abaixo da registrada no ano anterior. “Portanto, as novas chuvas podem gerar perdas significativas.”
A Argentina é o maior exportador mundial de óleo de soja e farelo de soja e o terceiro maior exportador de milho.
Fortes chuvas despejaram até 400 milímetros de chuva em campos e rodovias nos últimos dias e causaram inundações em algumas cidades da província de Buenos Aires, onde moradores tiveram que ser evacuados de suas casas.
As bolsas de grãos de Buenos Aires e Rosário preveem que mais chuvas atingirão as áreas afetadas nos próximos dias.
“Novas chuvas são esperadas para o próximo fim de semana, especialmente no sábado”, informou a bolsa de Rosário em um relatório. “O tempo que leva para drenar os excessos pode influenciar a magnitude dos danos produtivos.”
(Reportagem de Maximilian Heath; Edição de Gabriel Araujo e Kylie Madry)
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli