Alesp aprova SISP-POV para certificar produtos de origem vegetal e suas obrigações
Uma importante conquista para o setor produtivo paulista: o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISP-POV) foi aprovado nesta terça-feira (20) pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Criado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o novo serviço será responsável pela fiscalização, inspeção e auditorias sanitárias e industriais de produtos de origem vegetal e suas derivadas, bem como dos produtos da algicultura e da fungicultura.
O SISP-POV passa a ser subordinado ao Centro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (CIPOV), à Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Na prática, o serviço permite que o produtor formalize seu negócio, gerando maior renda e expansão do seu empreendimento. A partir do controle sanitário, desde a matéria-prima até o produto final, toda cadeia produtiva ganha maior segurança em todos os processos. Ao fim dos trabalhos o órgão emite o selo SISP-POV, garantindo a origem e a qualidade dos produtos de origem vegetal e seus derivados.
O Serviço terá condições para detectar possíveis irregularidades, tornando a oferta de produtos de origem vegetal ainda mais segura para o consumidor. “Com o SISP-POV, garantimos maior segurança alimentar para a população e impulsionamos a economia dos produtores de produtos paulistas, que têm seus valorizados e sua renda aumentada”, explica Guilherme Piai, Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP.
Após a sanção do governador, os produtores e estabelecimentos que trabalham com produtos vegetais deverão registrar-se no SISP-POV para comercializar seus produtos. Com exceção desses já registrados no serviço de inspeção federal ou ligados ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISBI-POV), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli