Agricultor do Brasil eleva adoção de bioinsumos e área tratada cresce 13% em 24/25
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A utilização de bioinsumos na agricultura brasileira registrou crescimento de 13% na safra 2024/2025, alcançando 156 milhões de hectares tratados, à medida que produtores buscam adotar práticas da agricultura regenerativa e de menor impacto ambiental, relatou nesta terça-feira um levantamento da Blink/CropLife Brasil.
A taxa média de adoção de bioinsumos no país subiu de 23% para 26% da área plantada nacional, divulgou a CropLife, associação que reúne especialistas, instituições e empresas que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias agrícolas, biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos.
A estimativa de área tratada considera aplicações de produtos como biofungicidas, bioinseticidas, bionematicidas, bioinoculantes e solubilizadores de nutrientes, muitas vezes realizadas em uma mesma lavoura em momentos diferentes durante a safra.
O setor mantém um ritmo de crescimento acelerado, com uma média de 22% ao ano nos últimos três anos, desempenho quatro vezes superior à média global, observou a CropLife.
"A expansão do mercado brasileiro é sustentada por três pilares fundamentais: qualidade técnica dos produtos, competitividade econômica e aderência crescente às práticas de produção de baixo impacto ambiental exigidas tanto no mercado interno quanto no mercado internacional", afirmou o presidente da CropLife Brasil, Eduardo Leão, em nota.
A divulgação da pesquisa aconteceu durante o lançamento de um projeto, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), para fortalecer a presença das empresas do setor de bioinsumo no mercado internacional, viabilizando exportações.
De acordo com o levantamento, a soja, principal produto agrícola brasileiro em receitas e volumes, também é cultura com maior uso de bioinsumos, com 62%; seguida do milho (23%), cana-de-açúcar (10%), algodão, café e citrus (6%).
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Advogados pedem autorização para Bolsonaro se internar na quarta e passar por cirurgia na quinta
Anvisa registra melhor resultado da história no controle de resíduos de defensivos agrícolas em alimentos
Indonésia projeta 15,65 mi quilolitros de biodiesel para 2026, leve alta ante 2025
APTA inaugura Centro de Pecuária Sustentável do Instituto de Zootecnia em São José do Rio Preto
A história de um pioneiro que fez a cerejeira florescer no Brasil
Vendas nominais no varejo devem subir até fevereiro de 2026, aponta IDV