Nova Maringá recebe Circuito Aprosoja MT e debate avanços tecnológicos no agronegócio
O Circuito Aprosoja MT chegou a Nova Maringá nesta quarta-feira (04.06) para debater sobre ciência, inovação e a conexão entre tecnologia e o agronegócio mato-grossense, com destaque para a palestra do geofísico e divulgador científico, Sérgio Sacani, apresentando novas modalidades a serem utilizadas pelos produtores rurais da região.
O evento foi realizado no Cardume Gastrobar e reuniu produtores rurais, estudantes e autoridades para um momento de troca de informações, esclarecimentos e alinhamentos estratégicos em prol do produtor rural. Representando a Aprosoja MT, o presidente Lucas Costa Beber destacou a importância do diálogo direto com o produtor rural.
“É o terceiro ano que o Circuito Aprosoja MT vem para Nova Maringá, e é uma grande satisfação. O interior aqui no Mato Grosso tem valorizado o nosso trabalho, tudo o que a Aprosoja MT tem feito e, para nós, é uma oportunidade de estar próximo dos produtores e da sociedade, mostrar que a instituição trabalha para todos os núcleos independente do tamanho e do tempo, sempre defendendo a maioria dos produtores”, afirmou.
Após os debates técnicos, o palestrante de renome, geofísico e divulgador científico, Sérgio Sacani, forneceu sugestões de tecnologia para auxiliar os produtores locais. A proposta é que essas contribuições ajudem a nortear atividades futuras dos produtores rurais, facilitando seu trabalho no campo.
“Estamos na metade da terceira semana e é muito legal, porque à medida que a gente vai conversando com o pessoal, vamos apresentando e vendo que, em alguns casos, tem muita gente que já usa a tecnologia no campo. Cada cidade vai aparecendo um caso, uma empresa que faz, que já usa imagem de satélite ou inteligência artificial”, explicou Sacani.
O delegado coordenador de Nova Maringá, Lázaro José Pletsch, destacou a relevância do evento para o município e como as informações passadas pela Aprosoja MT podem impactar nas decisões dos produtores rurais e da sociedade.
“Tivemos um Circuito Aprosoja MT fantástico, casa cheia e um palestrante ótimo. O Sérgio Sacani tem um conhecimento de tecnologia impressionante e os produtores rurais estão cada dia mais interligados com isso e ele conseguiu trazer esse conhecimento para dentro da nossa propriedade. Neste ano, também tivemos a presença do nosso presidente Lucas Costa Beber, que veio trazer as informações da sede e dos trabalhos realizados pela entidade que de certa forma atingem a toda a população não somente produtores, mas também, a comunidade”, salientou.
Ao final, o produtor rural de Nova Maringá, Adam Fenner, frequentador assíduo dos eventos da Aprosoja MT, destacou a satisfação em participar de mais um evento de sucesso da entidade. “Eu já participei de outras edições do evento e é sempre bom a gente ter uma visão de alguém de fora do agronegócio para sabermos como é visto. E foi muito bom se inteirar de assuntos de tecnologia e ver como pode auxiliar o produtor rural. Hoje, a tecnologia já auxilia em tudo e acredito que mesmo que a gente não saiba utilizar, temos que acompanhar para conseguir tirar proveito do que está acontecendo no meio agro e as tendências”, finalizou Adam.
O município de Nova Maringá foi a 23ª cidade a receber o Circuito Aprosoja MT em 2025. Nesta quinta-feira (05.06), a caravana da Aprosoja Mato Grosso segue para São José do Rio Claro, consolidando-se para os mato-grossenses como uma das principais ferramentas de aproximação da entidade com os produtores rurais e a sociedade.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli