Donald Trump e Xi Jinping têm conversa telefônica de mais de uma hora e acordam nova rodada de negociações
![]()
Donald Trump e Xi Jinping se falarm nesta quinta-feira, de junho de 2025, e chacoalharam os mercados mais uma vez. Os líderes das duas maiores economias do mundo conversaram por mais de uma hora ao telefone e decidiram que as duas nações começarão uma nova rodada de negociações o quanto antes e, imediatamente, alguns mercados reagiram positivamente.
Na Bolsa de Chicago, os futuros da soja inverteram as baixas e passaram a operar em campo positivo e, por volta de 12h20 (horário de Brasília), os ganhos entre os principais vencimentos variavam de 3,75 a 5,50 pontos, levando o julho a US$ 10,48 e o setembro a US$ 10,43 por bushel.
Ambos os chefes de estado concordaram em avançar com as negociações comerciais e econômicas, além de terem acordado também sobre as questões das terras raras, tema que está no coração do conflito desde que foi iniciado. Tanto Trump, quanto Xi classificaram a ligação como muito positiva para os dois países.
Em sua rede social, a Truth Social, o presidente americano afirmou que "não deverá mais haver questões em deslainho sobre a complexidade dos produtos das terras raras". Todavia, nem Washington e nem Pequim deram mais detalhes do acordo sobre este tema.
Do mesmo modo, segundo a agência de notícias Bloomberg, o presidente chinês afirmou que Pequim cumpriu todos os termos do acordo sobre a trégua para as tarifas, definido no mês passado, em Genebra, na Suíça, mesmo com autoridades americanas afirmando o contrário.
Os dois trataram também sobre o visto americano para estudantes chineses, e Trump afirmou que eles são bem-vindos a estudarem nos Estados Unidos. No entanto, sobre este ponto, também não foram reportados mais detalhes. Além disso, Trump reafirmou que a conversa - que durou cerca de uma hora e meia - foi quase que completamente focada no comércio e na economia, apesar de parênteses abertos sobre questões delicadas para ambos, como a situação de Taiwan, por exemplo.
As negociações seguintes deverão contar ainda com oo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent , o secretário do Comércio, Howard Lutnick , e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, também de acordo com a Bloomberg.
"O Ministério das Relações Exteriores da China disse anteriormente que a ligação foi iniciada a pedido de Trump. Com o novo conflito ameaçando a frágil distensão, analistas de mercado estavam esperançosos de que a conversa abriria caminho para uma saída comercial. O telefonema entre os líderes marca o primeiro contato formal conhecido desde que Trump assumiu o cargo. A última conversa entre Trump e Xi ocorreu em janeiro, antes da posse do presidente dos EUA", informa a agência internacional de notícias.
A seguir, mais informações!
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli