Senar/MT busca referências no Vale do São Francisco para o Centro de Excelência em Tangará da Serra
O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT), Marcelo Lupatini, esteve nesta semana no Vale do São Francisco, onde cumpriu agenda técnica com foco na troca de experiências e na busca por modelos que possam contribuir com o futuro Centro de Excelência em Grãos, Fibras e Oleaginosas, que está sendo construído em Tangará da Serra.
Na quarta-feira (05), Lupatini visitou o Centro de Excelência em Fruticultura, do Senar, em Juazeiro (BA). A estrutura é reconhecida nacionalmente pela formação de profissionais para a cadeia da fruticultura e pela conexão direta com o setor produtivo local.
"A intenção é entender o que vem dando certo em outras regiões e adaptar essas soluções à nossa realidade. O trabalho desenvolvido em Juazeiro mostra o quanto é possível formar pessoas com qualidade, alinhando capacitação técnica e inovação", afirmou o superintendente.
Já nesta quinta-feira (06), a comitiva conheceu a produção de uvas na fazenda do Grupo Souto Agro. No local, o destaque foi o uso de tecnologias que agregam valor à produção e garantem eficiência em todo o processo.
A agenda também incluiu uma visita ao Packing House da empresa GoldFruit, que atua na comercialização e exportação de frutas tropicais in natura, como manga e melão. A empresa é reconhecida pelo investimento em inovação e pelas práticas sustentáveis aplicadas ao longo da cadeia produtiva.
"É uma vivência que amplia nossa visão. Descobrimos aqui iniciativas que integram qualidade, mercado e responsabilidade ambiental. Tudo isso nos ajuda a pensar com mais clareza o que queremos para o Centro de Excelência em Mato Grosso: ensino de alto nível, alinhado com o que o agro precisa", destacou Lupatini.
Para definir a programação, o grupo conheceu ainda os projetos Agro Labs e Fruit Tech, iniciativas propostas ao desenvolvimento de soluções tecnológicas nas áreas de produção, logística e exportação de frutas na região do Vale do São Francisco.
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano