Famato apoia congresso internacional sobre incêndios florestais e reforça compromisso do agro com a preservação ambiental
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Sistema Famato) é uma das apoiadoras do 1º ForestFire – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, que será realizado entre os dias 16 e 18 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. As inscrições para o ForestFire já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial: www.forestfire.com.br
O evento, organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), com apoio do Governo do Estado, é pioneiro no Brasil e reunirá especialistas de mais de dez países para debater estratégias eficazes de prevenção e combate aos incêndios, com foco na gestão integrada do fogo, na preservação dos ecossistemas e na proteção das comunidades locais.
Para a Famato, o congresso representa uma oportunidade estratégica para romper com a narrativa equivocada de que o produtor rural seria o principal causador dos incêndios florestais no Estado. Ao contrário: o setor agropecuário, que depende diretamente da saúde do solo e do equilíbrio ambiental, é um dos maiores interessados na prevenção e no combate ao fogo.
“A Famato entende que o produtor rural é parceiro da preservação ambiental e não seu inimigo. O apoio ao ForestFire reforça nossa disposição em contribuir tecnicamente com esse debate e mostrar que o agro mato-grossense está comprometido com soluções sustentáveis e com o uso responsável do território”, afirma o presidente da Famato, Vilmondes Tomain.
O comandante-geral do CBMMT, coronel Flávio Glêdson Vieira Bezerra, destacou que o apoio da Famato e de outras entidades do agro é essencial para o êxito do congresso: “O ForestFire nasce como uma ponte entre ciência, governo e setor produtivo. O produtor rural é parte fundamental dessa equação. Apoios como o da Famato são a prova de que é possível construir uma nova abordagem, técnica e colaborativa, para combater os incêndios florestais em Mato Grosso e no Brasil”, pontuou.
Programação
A programação conta com representantes e palestrantes de Portugal, Estados Unidos, Canadá, México, Nova Zelândia, Espanha, Chile, Irlanda e França, além do Brasil. Essa participação internacional reforça a relevância do congresso como espaço estratégico para o intercâmbio de conhecimentos, fortalecimento de redes de cooperação interinstitucional e alinhamento de boas práticas em escala global.
O congresso contará ainda com a participação de especialistas, pesquisadores, acadêmicos, bombeiros militares e civis, brigadistas florestais, gestores ambientais, produtores rurais e entidades do agronegócio, além de profissionais de diversas áreas envolvidas com o manejo, gestão e combate a incêndios florestais de todo o mundo.
Durante os três dias do Forest Fire – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, os participantes terão acesso a uma programação diversificada, que inclui 20 palestras ministradas por autoridades internacionais, além de minicursos, apresentação de trabalhos acadêmicos, workshops práticos e painéis de discussão.
Entre os temas abordados estão a gestão de incêndios florestais em diferentes países, a coordenação de operações aéreas e terrestres, estudos de caso, monitoramento do fogo, análise de condições climáticas, entre outros tópicos relevantes para o setor.
O evento contará ainda com uma feira tecnológica, que reunirá 18 empresas expositoras, apresentando soluções e equipamentos inovadores voltados à preservação ambiental, prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais. A programação completa está disponível no site: www.forestfire.com.br .
Serviço
Evento: ForestFire – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais
Data: 16 a 18 de junho das 8h às 18h
Local: Centro de Eventos do Pantanal – Cuiabá (MT)
Inscrições: www.forestfire.com.br
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli