CNA debate importação e exportação de pescado no PecNordeste
A Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na quinta (5), durante o Seminário Nordestino do Agro (PecNordeste 2025), em Fortaleza (CE), para discutir temas estruturantes da cadeia aquícola, como exportação e importação de pescados e a regularização da agroindústria de pequeno porte.
O encontro teve a presença do presidente da Comissão, Francisco Farina, do vice-presidente, Tom Prado, e do consultor da Comissão, Eduardo Ono, que apresentou a situação das importações de pescados no Brasil e destacou as ações desenvolvidas pela Comissão em defesa do pescado nacional.
A assessora da área de Relações Internacionais da CNA, Elena Castellani, também participou da reunião. Ela abordou os principais fatores que impactaram a reorganização do comércio internacional nos últimos cinco anos e traçou um panorama sobre a expansão da aquicultura no Brasil na última década.
“Hoje exportamos apenas 2% da nossa produção, mas já estamos em mercados muito rigorosos, como EUA, Canadá e Japão. Vale um olhar atencioso da cadeia para exportações para os países africanos, onde há projeção de crescimento populacional e de renda, portanto, de demanda por proteína animal”, afirmou.
Elena também apresentou as formas de apoio da CNA por meio do projeto AgroBR e da plataforma BRAEXP, iniciativa da qual a Confederação é parceira e que reúne, em um só lugar, diversos serviços voltados à exportação brasileira.
Outro tema relevante discutido foi a necessidade de regularização da agroindústria de pequeno porte, de forma que o pescado possa ser processado de maneira adequada. Para a assessora técnica da CNA, Kalinka Koza, “é necessário dar visibilidade ao pequeno e médio produtor para que ele possa processar e comercializar seu pescado adequadamente, com segurança jurídica para o procedimento”.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli