Programa Prospera beneficia mais de 15 mil pessoas na região Nordeste
Com mais de 15 mil pessoas impactadas em cinco estados do Nordeste, o Programa Próspera encerrou 2024 com avanços expressivos na capacitação de pequenos produtores para o cultivo eficiente e sustentável do milho. A iniciativa, realizada pela Corteva Agriscience em parceria com a Massey Ferguson, promove treinamentos para cerca de 5 mil agricultores, levando inovação tecnológica, aumento de produtividade e geração de renda para comunidades rurais no Ceará, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Em 2024, o Prospera conto com a parceria de 92 organizações locais, fortalecendo os elos da cadeia produtiva e consolidando o milho como uma cultura estratégica para o desenvolvimento socioeconômico do Nordeste. Tradicionalmente focadas em máquinas de sequeiro, as ações aumentaram a produtividade de 15 para até 180 sacas por hectare. O programa também apresentou oportunidade de trabalho com consórcio de milho com cana-de-açúcar. O cultivo simultâneo otimiza o uso da área agrícola, garantindo maior rentabilidade aos produtores e promovendo uma utilização mais eficiente dos recursos. Além disso, no ano passado o programa realizou 36 Dias de Campo, disseminou boas práticas agrícolas ao longo de 85 treinamentos e prestou atendimento a 304 municípios da região.
"O Prospera se consolida como uma referência no fortalecimento da agricultura em pequenas propriedades, base familiar e na promoção da inclusão produtiva no semiárido. Demonstramos aos produtores o acesso a tecnologias, sementes, fertilizantes, proteção de cultivos e máquinas, permitindo que eles saltassem de uma produção de subsistência para uma produção comercial", explica Alexsandro Mastropaulo, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Corteva no Brasil.
A Massey Ferguson, referência no mercado brasileiro de máquinas agrícolas, comemora os resultados alcançados pelo Programa Prospera, reforçando sua posição como parceria estratégica no desenvolvimento do agronegócio no Nordeste. Com o objetivo de promover a adoção de tecnologias agrícolas e capacitar produtores para alcançar maior produtividade e sustentabilidade com a cultura do milho, o programa treinou em 2024 cerca de 5 mil pessoas e alcançou mais de 15 mil agricultores, modificando a realidade de famílias nos estados do Ceará, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Para Marcelo do Carmo, coordenador comercial da Massey Ferguson na região, os números do Prospera refletem o impacto positivo que a união entre tecnologia e conhecimento pode gerar. “Participar do Prospera nos permite cumprir nossa estratégia de investimento o agronegócio, especialmente em uma região com tanto potencial produtivo como o Nordeste. Ao capacitar produtores e oferecer tecnologia e máquinas eficientes, contribuímos diretamente para o aumento da rentabilidade e sustentabilidade no campo. Esses resultados são a prova de que, com apoio, os agricultores podem superar desafios e construir um futuro mais próspero.”
Como mantenedora do programa, a Massey Ferguson contribui com a oferta de máquinas e implementos agrícolas e capacitação técnica para o produtor alcançar novos patamares de produtividade e aumentar a rentabilidade no campo. Ao lado da Corteva Agriscience, a marca participou de 85 treinamentos presenciais e virtuais, divulgando boas práticas agrícolas e demonstrando como as inovações podem transformar a realidade dos produtores rurais.
Lançado em 2017, o programa Próspera já alcançou mais de 44 mil pessoas ao longo dos oito anos de existência. O Prospera tem como mantenedoras a Corteva Agriscience e a Massey Ferguson, do Grupo AGCO, grandes empresas do mercado do agronegócio que, juntas, oferecem um ecossistema de novas tecnologias de produção para alto rendimento sustentável, conectando produtores e comunidades rurais a cadeia de valor local, promovendo o aumento da produtividade e da renda, bem como o desenvolvimento socioeconômico local.
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano