Geadas ganham força no Centro-Sul e acendem alerta no campo

Publicado em 24/06/2025 15:42

Uma intensa massa de ar polar avança sobre o Centro-Sul do Brasil e já provocou uma queda expressiva nas temperaturas nesta terça-feira (24). O frio ganhou força principalmente nos três estados do Sul, com geadas moderadas a fortes registradas na serra gaúcha, planaltos de Santa Catarina e no Paraná, indicam as projeções da Ampere Consultoria, que atua com projeção de tempo e clima para os setores de agricultura e energia, entre outros.

Na quarta-feira (25), o avanço da massa de ar polar mantém as condições favoráveis para geadas fracas a moderadas no sul do Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo e sul de Minas Gerais. No entanto, há incertezas quanto à intensidade do fenômeno, especialmente devido à atuação dos ventos.

Mas, embora os principais fatores meteorológicos indiquem um cenário propício para a formação de geadas, a presença de ventos moderados associados a circulação de uma alta pressão sobre o Centro-Sul do país pode reduzir a chance de formação de geadas mais intensas.

A partir do dia 26, a massa de ar frio começa a perder força, mas o risco de geadas isoladas ainda persiste, sobretudo em regiões da Região Sul, onde o ar frio deve permanecer atuando por mais tempo.

Possíveis impactos em algumas produções agrícolas:

O cenário acende um sinal de alerta para o agro. Importantes regiões produtoras estão sob risco em um momento crítico para diversas culturas:

O milho de segunda safra, em fase de enchimento de grãos e maturação, pode sofrer perdas nas áreas mais frias do MS, PR e SP;

O trigo, principal cultivo de inverno, está majoritariamente em fase vegetativa no Sul. O frio intenso pode comprometer seu desenvolvimento;

Já o café, atualmente em fase de colheita, especialmente no sul de Minas, também está suscetível, o frio pode influenciar diretamente o mercado, modulando a oferta e pressionando os preços. 

Com o inverno apenas começando no Hemisfério Sul, novas frentes frias e episódios de geada tendem a ocorrer nas próximas semanas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Ampere Consultoria

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário