Geadas ganham força no Centro-Sul e acendem alerta no campo
Uma intensa massa de ar polar avança sobre o Centro-Sul do Brasil e já provocou uma queda expressiva nas temperaturas nesta terça-feira (24). O frio ganhou força principalmente nos três estados do Sul, com geadas moderadas a fortes registradas na serra gaúcha, planaltos de Santa Catarina e no Paraná, indicam as projeções da Ampere Consultoria, que atua com projeção de tempo e clima para os setores de agricultura e energia, entre outros.
Na quarta-feira (25), o avanço da massa de ar polar mantém as condições favoráveis para geadas fracas a moderadas no sul do Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo e sul de Minas Gerais. No entanto, há incertezas quanto à intensidade do fenômeno, especialmente devido à atuação dos ventos.
Mas, embora os principais fatores meteorológicos indiquem um cenário propício para a formação de geadas, a presença de ventos moderados associados a circulação de uma alta pressão sobre o Centro-Sul do país pode reduzir a chance de formação de geadas mais intensas.
A partir do dia 26, a massa de ar frio começa a perder força, mas o risco de geadas isoladas ainda persiste, sobretudo em regiões da Região Sul, onde o ar frio deve permanecer atuando por mais tempo.
Possíveis impactos em algumas produções agrícolas:
O cenário acende um sinal de alerta para o agro. Importantes regiões produtoras estão sob risco em um momento crítico para diversas culturas:
O milho de segunda safra, em fase de enchimento de grãos e maturação, pode sofrer perdas nas áreas mais frias do MS, PR e SP;
O trigo, principal cultivo de inverno, está majoritariamente em fase vegetativa no Sul. O frio intenso pode comprometer seu desenvolvimento;
Já o café, atualmente em fase de colheita, especialmente no sul de Minas, também está suscetível, o frio pode influenciar diretamente o mercado, modulando a oferta e pressionando os preços.
Com o inverno apenas começando no Hemisfério Sul, novas frentes frias e episódios de geada tendem a ocorrer nas próximas semanas.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli