Projeto aprovado de revogação de taxas de fiscalização em Mato Grosso com apoio da Famato
Foi aprovado nesta quarta-feira (25/06), em segunda votação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Projeto de Lei nº 975/2025, de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani, que revoga o artigo 27 da Lei nº 12.717/2024 e elimina a taxa sobre o uso de sistemas de independência no estado. A proposta agora segue para sanção do governador.
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) acompanhou de perto todo o processo, atendendo aos anseios dos produtores rurais e participando de forma proativa junto aos parlamentares. A entidade levou dados, informações técnicas e argumentos consistentes que revelaram a necessidade da revogação da cobrança, considerada injusta e prejudicial ao setor produtivo.
O artigo 27 da lei instituiu uma taxa de segurança que, em alguns casos, ultrapassava R$ 60 por hectare. À medida que envolve grande preocupação entre os produtores, que já enfrentou elevados custos de produção e precisa investir continuamente em tecnologias para aumentar a eficiência e a sustentabilidade da atividade agrícola.
Para o deputado Gilberto Cattani, a proposta aprovada corrige um erro da legislação anterior. Segundo ele, a cobrança imposta por meio da Lei nº 12.717/2024 se mostrou planejada e comprometeu as diretrizes de muitos projetos de diretiva no estado. A revogação representa um intervalo para os produtores e reforça o compromisso do legislativo estadual com o desenvolvimento do agronegócio.
A Famato reforça que continue vigilante e atuante na defesa dos interesses do setor rural, promovendo o diálogo entre o campo e as instituições públicas e contribuindo para a construção de políticas que garantam segurança jurídica, competitividade e sustentabilidade à agropecuária de Mato Grosso.
0 comentário
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano