Pesquisa aponta previsões de cultivo de canéfora sem incerteza no Vale do Juruá
Pesquisa realizada no estado do Acre demonstra as previsões de produção de cafés da espécie Coffea canephora (clonais) nas condições de solo e clima do Vale do Juruá, sem uso de diretiva. O estudo foi conduzido pela Embrapa Café em parceria com a Embrapa Acre; a Universidade Federal do Acre (UFAC); o Instituto Federal do Acre; a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo; e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre. Os resultados da pesquisa estão na publicação “Cultivo de cafeeiros clonais em condições de sequeiro no Vale do Juruá, Acre”, que acaba de ser lançado pela Embrapa Café. Leia aqui.
Para o chefe-geral da Embrapa Café, Antonio Fernando Guerra, o uso de variedades clonais pode ser considerado o principal fator para a revolução que ocorre na cafeicultura na Amazônia, nos últimos 15 anos. "Atualmente o Norte do país tem se destacado na produção de café canéfora e esta expansão está fundamentada no uso de tecnologias modernas de produção, especialmente na utilização de cultivares clonais superiores, selecionadas ou desenvolvidas para as condições de solo e clima da região, principalmente no estado de Rondônia. A cafeicultura na Amazônia tem garantido retorno econômico e bem-estar social às famílias, de forma sustentável".
O pesquisador da Embrapa Café Marcelo Curitiba Espindula, explica que o sucesso da cafeicultura em Rondônia foi determinante para o interesse dos pesquisadores testarem os clones nas condições de clima e solo do Vale do Juruá, no estado do Acre. “Implantamos o cultivo na Fazenda Experimental da UFAC – Campus Floresta, em 2017, onde foram testados dez clones híbridos de cafeeiros desenvolvidos pela Embrapa para as condições da Amazônia, com resultados bastante promissores”, avalia Espindula.
Leia esta ANÁLISE/DIVULGAÇÃO na íntegra, e conheça os principais resultados das pesquisas, na página da EMBRAPA CAFÉ e do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café .
Conheça o acervo de publicações da Embrapa Café e baixe os arquivos pelo link https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes . Acesse também todas ANÁLISES e notícias da cafeicultura no Observatório do Café.
0 comentário
Nota de Esclarecimento: Fiagril reafirma compromisso com a verdade dos fatos
Autoridade dos EUA avalia como improvável pacote de ajuda agrícola adicional
STF decide pela constitucionalidade de incentivos fiscais a defensivos agrícolas
Wall St sobe com setor de tecnologia, Nike cai com vendas fracas na China
Investimento agrícola cresce 26% em Mato Grosso do Sul
Assembleia Legislativa do Amapá homenageia Embrapa pelo ZEE