CNA avalia mercado de fertilizantes em junho
O boletim 'Insumos Agropecuários' da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) analisou o mercado de fertilizantes no mês de junho e destaca o aumento no preço dos insumos devido à alta demanda global e a oferta limitada nos principais mercados.
Em relação aos nitrogenados, a publicação aponta uma volatilidade com impacto direto do conflito Irã-Israel, redução de produção no Egito e oferta limitada na Rússia. Sobre os potássicos e fosfatados, os preços seguem em alta, sustentados pela demanda aquecida.
“Com a aproximação da safra brasileira 2025/2026 e conflitos geopolíticos afetando produção de nitrogenados em importantes players como o Irã, Egito e Rússia, é essencial que os produtores se atentem aos melhores momentos de compra, principalmente para a 2ª safra, a qual concentra a maior parte da demanda do nutriente”, afirma a CNA.
Sobre a ureia, o boletim destaca que embora os preços da ureia no mercado físico brasileiro não tenham apresentado altas imediatas, as cotações reagiram no mercado futuro e internacionalmente. Muitas empresas suspenderam suas tabelas de vendas indicando uma possível reprecificação.
A CNA afirma que as importações de fertilizantes somaram 15,3 milhões de toneladas até maio desse ano, crescimento recorde de 12,5% em relação a 2024. “Esse crescimento no período tem sido impulsionado por fosfatados e potássicos, já que as compras de nitrogenados devem ganhar força a partir de julho.”
Para a CNA, os produtores devem intensificar o planejamento financeiro e adotar estratégias para proteger a rentabilidade. A maior preocupação recai sobre a 2ª safra, já que muitos produtores ainda não adquiriram os insumos.
Leia o boletim completo: https://www.cnabrasil.org.br/publicacoes/insumos-cna-edicao-junho-de-2025
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli