Comissão de Pecuária de Corte da Famato realiza primeira reunião para alinhar ações do setor
A primeira reunião da Comissão de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) foi realizada na noite desta quarta-feira (09), na sede da instituição. O encontro marcou o início de uma nova fase de articulação e planejamento para o fortalecimento da cadeia produtiva da carne bovina no estado.
O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, abriu a reunião destacando a importância da união entre os elos do setor para a construção de estratégias conjuntas que valorizem o produtor rural e reforcem o papel de Mato Grosso.
"Esse é um momento importante para ouvirmos os representantes da cadeia da carne e trabalharmos juntos por ações que fortalecem o setor. A comissão nasce com esse propósito: ser um canal de diálogo e alinhamento para enfrentarmos desafios e buscarmos soluções em conjunto", afirmou Tomain.
A Comissão de Pecuária de Corte é coordenada pelo produtor rural e 2º vice-presidente da Famato, Amarildo Merotti, que ressaltou o compromisso da comissão com o desenvolvimento sustentável da atividade.
“A pecuária é uma força econômica do nosso estado, e a comissão tem o papel de contribuir com propostas técnicas e estratégicas que valorizem o produtor, promovam a competitividade, além de garantir o futuro da nossa atividade”, disse Merotti.
Durante o encontro, foram debatidos temas relevantes para o setor, como a apresentação do Programa Nacional de Rastreabilidade Individual de Bovinos e Bubalinos (PNIB), o Protocolo Boi na Linha, o Passaporte Verde e a definição de outras diretrizes prioritárias da cadeia pecuária.
A comissão também conta com o apoio técnico da Famato. O analista de Pecuária da Federação, Marcos Carvalho, reforçou a importância de uma atuação conjunta e planejou a formulação de propostas.
"Nosso papel é fornecer informações, dados e subsídios que ajudam nas decisões e nas pautas que envolvem o setor. A comissão será um espaço de escuta ativa, planejamento e ação em defesa dos interesses da pecuária de corte de Mato Grosso", destacou.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli