Famato reforça importância da aviação agrícola para a produção de alimentos e sustentabilidade no campo
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) marcou presença no lançamento do Congresso da Aviação Agrícola (Congresso AvAg) 2025, realizado na manhã desta terça-feira (15/07), no Edifício Cloves Vettorato, em Cuiabá. Representando a entidade, o diretor de Relações Institucionais, Ronaldo Vinha, e o analista de Agricultura, Alex Rosa, participaram da solenidade que reuniu lideranças do agro, autoridades políticas, empresas do setor e representantes da sociedade civil.
Com o tema “Um Olhar para o Futuro”, o Congresso AvAg, promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), acontecerá entre os dias 19 e 21 de agosto, no Aeroporto Executivo de Santo Antônio de Leverger, município vizinho à capital mato-grossense. O evento é considerado um dos maiores do mundo no segmento aeroagrícola, e acontece pelo segundo ano consecutivo em Mato Grosso, estado que abriga a maior frota de aviação agrícola do país.
Durante o lançamento, a presidente do Sindag, Hoana Almeida Santos, destacou que o Brasil possui a segunda maior aviação agrícola do planeta e que o setor movimentou mais de R$ 8 bilhões em 2024, com expectativa de crescimento de 25% nos próximos três anos. Segundo ela, o congresso é uma oportunidade estratégica para fomentar inovação, segurança operacional, sustentabilidade e fortalecer os debates sobre o futuro da atividade no país.
Para a Famato, a aviação agrícola é uma aliada indispensável da produção de alimentos, ao permitir o manejo eficiente de lavouras, o controle de pragas e doenças e a aplicação racional de insumos com responsabilidade ambiental. A entidade reconhece a importância do setor para garantir a produtividade e a segurança alimentar, especialmente em um estado como Mato Grosso, que é protagonista na produção de grãos e fibras no Brasil e no mundo.
“Produzir alimentos com responsabilidade, protegendo o meio ambiente e adotando tecnologias como a aviação agrícola, é o que garante que o campo continue alimentando o Brasil e o mundo. Mato Grosso é um estado pujante, que carrega nas mãos dos seus produtores o compromisso com a segurança alimentar global. E a aviação agrícola, com seu papel estratégico, potencializa nossa capacidade de produzir com eficiência, precisão e sustentabilidade. A Famato está atenta aos avanços do setor e continuará apoiando ações que fortaleçam a produção e a conservação no campo”, disse Ronaldo Vinha.
O Congresso AvAg 2025 terá painéis sobre regulação, tecnologia e boas práticas, além de uma palestra de superação com o ex-jogador Neto Zampier, sobrevivente da tragédia da Chapecoense. A programação também inclui o 1º Leilão da Aviação Agrícola, com renda destinada ao Fundo de Defesa da Aviação Agrícola Brasileira.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli