China mantém taxas de empréstimo conforme esperado
![]()
XANGAI (Reuters) - A China deixou inalteradas as taxas referenciais de empréstimos nesta segunda-feira conforme previsto, depois de divulgar dados econômicos do segundo trimestre ligeiramente melhores do que o esperado.
Os sinais de resiliência econômica reduziram efetivamente qualquer urgência de mais estímulos, enquanto analistas esperam que a demanda interna persistentemente fraca justifique algum afrouxamento monetário ainda este ano.
A taxa primária de empréstimos (LPR) de um ano foi mantida em 3,0%, enquanto a LPR de cinco anos permaneceu em 3,5%.
Em uma pesquisa da Reuters com 20 participantes do mercado realizada na semana passada, todos previram manutenção das duas taxas.
A maioria dos empréstimos novos e pendentes na China é baseada na LPR de um ano, enquanto a taxa de cinco anos influencia o preço das hipotecas.
A economia da China desacelerou menos do que o esperado no segundo trimestre, em uma demonstração de resiliência contra as tarifas dos Estados Unidos, embora analistas alertem que a fraqueza da demanda doméstica e os riscos crescentes do comércio global aumentarão a pressão sobre Pequim para que implemente mais medidas de estímulo.
Enquanto isso, a pressão deflacionária persistente também exige mais medidas de afrouxamento monetário. Em junho, a deflação ao produtor da China se aprofundou, atingindo seu pior nível em quase dois anos, à medida que a economia enfrentava incertezas sobre uma guerra comercial global e uma demanda doméstica fraca.
Grande parte da atenção do mercado será transferida para a reunião do Politburo deste mês, que provavelmente moldará a política econômica para o resto do ano.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli